CTRL + D para adicionar esse site aos seus favoritos.
Cadastre seu e-mail gratuitamente clicando aqui para se manter informado sobre vagas, concursos, apostilas e todos os demais conteúdos do site. Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado. Verifique também na caixa de spam.

.
Deseja fazer seu curriculo conosco? Divulga-lo em diversas empresas sem sair de casa? Entre em contato, revisamos seu currículo gratuitamente. curriculoideal@yahoo.com.br

Guia de Profissões de N a Z

NUTRIÇÃO

Nutricionista

A PROFISSÃO

O curso de graduação em Nutrição, que confere o grau de bacharel, tem como objetivo formar um profissional capacitado a atuar, com princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.
O Nutricionista atua em diferentes áreas. Na Alimentação Institucional, assessora, planeja, coordena, supervisiona e avalia os serviços de alimentação para coletividades sadias; na Nutrição Clínica, planeja, organiza, supervisiona e avalia dietas especiais para indivíduos enfermos, internados ou em ambulatórios e participa da equipe de saúde, visando à recuperação do paciente; na Nutrição em Saúde Pública, planeja, organiza, coordena, executa e avalia políticas e programas na área de alimentação e nutrição, como merenda escolar, alimentação do trabalhador e outras.
Pode, ainda, atuar em atividades de ensino e pesquisa, de Nutrição e Dietética, em indústrias de alimentos, de defesa do consumidor, de planos e programas de produção agropecuária e outros.
As atividades citadas poderão ser desenvolvidas em nível técnico operacional executivo, com atividades predominantemente administrativas, ou superior, com atividades nas esferas de decisão de natureza social ou política.
O Nutricionista atua como educador nutricional em todas as áreas e sua influência no campo social e científico incrementa e valoriza o seu trabalho, uma vez que aponta inovações e melhorias na qualidade de vida do ser humano.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O profissional de nutrição atua em instituições públicas ou privadas, como indústrias, empresas, escolas, creches, hospitais, clínicas, asilos, clubes, consultórios particulares, Secretarias de Educação e Saúde, instituições de pesquisa etc.O profissional formado pelo curso de Nutrição deverá ser capaz de planejar e analisar cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, hábitos alimentares e condições socioeconômicas do indivíduo, podendo atuar em três grandes áreas: Nutrição Clínica - prestando assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultório de nutrição e dietética, prescrevendo e adequando as dietas às alterações fisiopatológicas, fisiológicas e às necessidades individuais do paciente. Nutrição Social - atuando em equipes multiprofissionais, no planejamento e execução de programas de saúde pública em nível central, regional e local, relacionados com alimentação e nutrição. O profissional realiza avaliação do estado nutricional do indivíduo e de populações, identificando os fatores determinantes, sejam eles de ordem social, econômica, biológica, cultural e política. Desenvolve, também, inquéritos alimentares e educação nutricional para as diferentes faixas etárias. Alimentação Institucional - planejando, implantando, organizando, administrando Unidades de Alimentação e Nutrição, tanto de coletividades sadias como enfermas.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Química
Biologia





OCEANOGRAFICA

Oceanógrafos

A PROFISSÃO

A importância da oceanografia é reconhecida de modo inequívoco em aspectos tão fundamentais e diversificados como o estudo do clima e suas flutuações, o ciclo global do carbono, o aproveitamento racional dos recursos vivos e minerais do mar, a detecção e o controle da poluição marítima, o planejamento e segurança das obras costeiras, etc.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os oceanógrafos investigam as leis, os conceitos e os procedimentos da física aplicáveis à descrição, à compreensão e à previsão do meio marinho, estudando os processos físicos que têm lugar nos oceanos, mares, águas costeiras e estuários, assim como nas respectivas zonas de influência na atmosfera, no litoral e nos fundos marinhos. As suas atividades englobam, também, a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos à exploração e utilização do meio marinho.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Biologia






ODONTOLOGIA

Dentistas

A PROFISSÃO

A atuação dos médicos dentistas é idêntica à de qualquer médico, mas restringe-se à saúde e à higiene orais: as suas principais atribuições consistem no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das anomalias e doenças dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
Como a maioria das pessoas recorre apenas aos serviços destes médicos quando tem problemas com os seus dentes, a quase totalidade destes profissionais dedica-se apenas às atividades de diagnóstico e tratamento.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O seu trabalho com os pacientes segue, normalmente, a seguinte metodologia: em primeiro lugar, começam por inquirir o paciente sobre a sua saúde geral e oral, ou seja, sobre os sintomas ou anomalias que apresenta na altura e aqueles já registrados anteriormente, de forma a obter o seu histórico médico.Em seguida, iniciam o diagnóstico do estado de saúde da cavidade bucal, através da observação dos dentes, gengivas e arcadas dentárias do paciente.Em muitos casos, necessitam de recorrer a meios auxiliares de diagnóstico, tal como a radiografia (por exemplo, para observar dentes inclusos).Uma vez feito o diagnóstico, decidem qual o tratamento adequado que deve ser realizado e explicam ao paciente o tipo de intervenções que são necessárias fazer.Por vezes, o tratamento é prolongado e implica várias consultas com o paciente.Na fase de tratamento, as intervenções destes profissionais são muito diversas: extrair, desvitalizar e restaurar dentes, tratar cáries, fazer moldes para a colocação de próteses, colocá-las, pôr aparelhos de correção dentária, remover tártaro, realizar intervenções cirúrgicas (por exemplo, para extrair dentes oclusos), etc.A cada uma destas intervenções está associado um conjunto de procedimentos.Por exemplo, para extrair um dente, é usual administrar anestesia local para aliviar o paciente da dor que este possa vir a sentir com a intervenção.No caso do tratamento de uma cárie, é necessário proceder à sua remoção e restaurar o dente, podendo este necessitar de ser refeito ou de receber uma coroa dentária artificial.Em alguns casos, pode haver necessidade de receitar medicamentos, como antibióticos e analgésicos.Tanto na fase de diagnóstico como na de tratamento, estes profissionais podem observar anomalias que se manifestam na região oral, mas que têm origem em doenças de outro foro.Nestes casos, identificada a doença, os médicos dentistas encaminham o paciente para um médico especialista.A atuação destes profissionais não se restringe, porém, apenas a situações patológicas: por vezes, as razões que levam os pacientes a recorrer aos seus préstimos são exclusivamente estéticas.Nestes casos, as suas intervenções podem consistir no conjunto de tarefas associadas à substituição de próteses, à higienização e restauração de dentes ou ao seu alinhamento (área da medicina dentária designada por ortodontia - ou ortodontia -, que inclui também a correção dos maxilares).

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Química
Biologia






PEDAGOGIA

Pedagogo

A PROFISSÃO

O curso de graduação em pedagogia visa à formação de profissionais da Educação dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuarem no ensino.
O curso inclui um núcleo de conteúdos básicos, articuladores dessa relação, cujo objetivo é promover estudos relativos ao contexto histórico e sociocultural, ao contexto da educação básica e ao contexto do exercício profissional em âmbitos escolares e não-escolares.
Em paralelo, promove ação junto a escolas ou outras instituições onde são desenvolvidos projetos de caráter educacional, na forma de estágios obrigatórios,e estudos reflexivos e projetos nos quais os alunos serão protagonistas da ação pedagógica.
O Licenciado em Pedagogia é, antes de tudo, um profissional da Educação. É importante assinalar, portanto, que todas suas funções devem ser exercidas de maneira integrada, propondo-se o profissional a permanentemente superar os limites presentes nas práticas educativas escolares e não escolares, refundando com sua práxis a realidade concreta do indivíduo e do coletivo.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O papel do pedagogo, hoje, é bastante amplo. Cabe a ele, por exemplo, atuar na formação de professores e no planejamento e funcionamento de cursos, escolas e instituições de ensino de uma forma geral.É o único profissional habilitado - por lei e formação - a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de poder atuar em atividades de pesquisa.O mercado de trabalho para o pedagogo é amplo. Ele pode trabalhar em escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, empresas - no treinamento de pessoal - clínicas psicopedagógicas,Delegacias de Ensino e escolas para alunos especiais.Se quiser preparar-se para o Ensino Superior, o pedagogo pode realizar cursos de pós-graduação em Educação, Psicologia da Educação, EducaçãoEspecial e demais áreas das Ciências Humanas.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Conhecimentos Gerais
Estudos Sociais





PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicitário

A PROFISSÃO

O publicitário é responsável direto pela promoção destes produtos e/ou serviços, planejando e desenvolvendo campanhas publicitárias.
O publicitário tem seu mercado de trabalho nas agências de publicidade, onde além de participar do planejamento geral exerce atividades específicas de pesquisa, planejamento, atendimento, criação, execução, produção, direção entre outros.
O profissional dessa área pode também trabalhar na área de marketing. Os gestores de marketing são os profissionais que concebem, desenvolvem e coordenam as atividades que visam adequar a produção de produtos e/ou a prestação de serviços de uma empresa ao mercado de consumo, de modo a aumentar as suas vendas.
O objetivo do seu trabalho é assegurar que as empresas funcionem segundo uma óptica de mercado, isto é, que produzam produtos e/ou prestem serviços de acordo com as necessidades e as preferências dos consumidores ou clientes, para que estes os adquiram.
É através do seu trabalho que algumas empresas decidem o que produzir, o que vender, quando vender, como vender e por quanto vender.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O publicitário dirige atividades de trabalho no desenvolvimento e produção de anúncios. Planeja e executa políticas de propaganda e organização.Planeja e prepara propaganda e material de promoção.Discute com os diretores tópicos como contratos, seleção de veículos de propaganda, ou produto a ser anunciado.Formula e planeja estratégias e negócios com contas estabelecidas e negocia negócio como agente por anunciar contas.Coordena atividades como vendas, artes gráficas, mídia, finanças, e pesquisa.Planeja com clientes o marketing ou o conselho técnico.Monitora e analisa a promoção de vendas os resultados determinam a efetividade de custo de campanha.Inspeciona planos e anunciando cópia e edita manuscritos, fitas auditivas e vídeos, e outro material de promoção para aderência para especificações.Supervisiona e treina os representantes de vendas.O profissional de publicidade pode se especializar em áreas específicas relacionadas à profissão, como:Desenho,Vídeo, Internet, Criação de Cds, Animações, entre outros. De uma forma geral, as principais entidades empregadoras dos profissionais de marketing são as empresas nacionais e multinacionais do setor industrial e comercial, de média e grande dimensão. As grandes e médias empresas prestadoras de serviço oferecem também importantes oportunidades de emprego, em particular as do ramo financeiro (bancos, seguradoras, empresas de auditoria e consultoria, etc.). Todavia, esta é uma profissão muito generalista, pelo que estes profissionais podem exercer a sua atividade nos mais diferentes tipos de organizações, independentemente da sua dimensão, área de negócio ou setor de atividade.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Informática (Softwares específicos)
Língua Inglesa





PSICOLOGIA

Psicólogos

A PROFISSÃO

Na prática atual, e de uma maneira muito geral, os psicólogos analisam os comportamentos e as verbalizações dos indivíduos, procuram compreender como constroem os significados, as interpretações e os conhecimentos, bem como a evolução das suas representações. Estas análises têm como objetivo proceder a intervenções que ajudem a favorecer o desenvolvimento dos indivíduos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os psicólogos podem trabalhar em diversas áreas, no setor público, ou no setor privado: escolas (de diferentes níveis de ensino), centros de investigação, centros de formação profissional, centros de emprego, hospitais, centros de saúde, instituições particulares de solidariedade social de natureza diversa (por exemplo, centros de apoio a toxicodependentes e centros de apoio a pessoas portadoras de deficiência), tribunais, instituições de reinserção social, organismos da administração pública central, bancos e empresas (nomeadamente, empresas de consultadoria e empresas de estudos de mercado).Predominantemente, os psicólogos trabalham como autônomos, montando consultórios ou clínicas especializadas.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Informática
Conhecimento de língua inglesa






QUÍMICA

Químico

A PROFISSÃO

A Química é a ciência que estuda a constituição das moléculas, a sua estrutura, a sua interação umas com as outras, as suas propriedades e os métodos que permitem transformar essas moléculas em outras moléculas (reações químicas).
Considerando que tudo o que nos rodeia (vestuário, alimentos, medicamentos, eletrodomésticos, materiais de construção, etc.) é constituído por moléculas, conclui-se que a Química está presente na generalidade das atividades humanas e nos produtos daí resultantes.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os químicos e os bioquímicos estudam as propriedades das moléculas e realizam experiências para descobrir novas moléculas.Desenvolvem e aplicam métodos que permitem identificar as moléculas e os agrupamentos que constituem as substâncias.Desenvolvem, igualmente, métodos de produção de substâncias que possam ter interesse comercial (fibras sintéticas, tintas, colas, componentes eletrônicos, lubrificantes, protetores solares, produtos alimentares, etc.), sendo responsáveis pelo controle do respectivo processo.Assim, transmitem especificações técnicas aos trabalhadores do setor, como o tipo e a quantidade de ingredientes a utilizar, os tempos de mistura e a temperatura para cada fase da produção.Posteriormente, procedem ao ensaio dos produtos para averiguar se o resultado é o pretendido e elaboram relatórios técnico-científicos em que registram as características e qualidade do resultado final.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Química
Matemática
Informática






RÁDIO E TV

Audiovisual

A PROFISSÃO

O curso de graduação em Rádio e TV (Audiovisual) visa preparar o profissional para uma atuação diversificada, que passa por atividades como programação, direção, criação, roterização, desenvolvimento audiovisual e produção executiva.
A criatividade deve marcar a atuação do profissional do setor audiovisual. Afinal, a criação de produtos multimídia como anúncios e programas de caráter sócio-recreativo são uma constante em seu trabalho.
A produção de documentários e programas informativos e de utilidade pública também fazem parte da profissão. Assim, o comprometimento com a sociedade e a adoção de uma postura ética e idônea são características essenciais.
O profissional de Rádio e TV deve estar sintonizado com o mundo, conhecer o momento com o mundo, conhecer o momento histórico, as manifestações culturais e preocupar-se sempre com a atualização técnica e a constante renovação dos conhecimentos, que permitirão seu aprimoramento contínuo.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A comunicação audiovisual e multimídia é uma necessidade da sociedade moderna.A atuação do profissional da área vai além da produção de programas para emissoras de rádio e TV.Em crescente expansão, o mercado de trabalho abrange funções técnicas e gerenciais, indo da criação à pós-produção, exigindo criatividade e versatilidade no mundo analógico e digital.O profissional de Rádio e TV pode trabalhar em emissoras de Rádio e Televisão, Assessorias de Comunicação, agências de propaganda, produtoras e demais empresas que mantenham setores de comunicação audiovisual.Pode, também, atuar em rádios alternativas, emissoras de TV por cabos e produtoras de comerciais.Como se percebe, há um amplo leque de opções ao radialista, que pode ainda atuar na produção e confecção de CD-ROM´s e produtos para a Internet.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Informática (softwares específicos para a função)






RELAÇÕES PÚBLICAS

Profissionais de relações públicas

A PROFISSÃO

Os Profissionais de relações públicas planejam, organizam e conduzem atividades com vista à promoção de uma organização junto do seu público interno (empregados) e externo (comunidade local, fornecedores, clientes, investidores, entidades públicas e cidadãos em geral) e ajudam construir uma imagem pública positiva para organizações com que trabalham.
Seu método de trabalho consiste em analisar os objetivos e a atividade da organização e saber qual a opinião que esta sugere.
Após essa análise, concebem e aplicam estratégias de relações públicas capazes de melhorar a imagem da organização e procuram saber se essa imagem foi ou não melhorada.
De acordo com os resultados obtidos, concebem e aplicam novas estratégias, desenvolvendo um esforço constante na promoção da organização.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As principais entidades empregadoras destes profissionais são as grandes organizações, públicas e privadas, que possuem departamentos de relações públicas, designadamente câmaras municipais, serviços de utilidade pública, organismos nacionais, empresas produtoras de bens e instituições financeiras (bancos, seguradoras).Algumas empresas, no entanto, não possuem departamentos próprios dessa área, mas contratam estes técnicos para trabalhar em coordenação com outros departamentos, tais como o de marketing e o de recursos humanos.As embaixadas, as organizações culturais e cívicas, as agências de publicidade, os hotéis e os locais de diversão oferecem também algumas oportunidades de emprego.Nos últimos anos, o aparecimento de empresas ou gabinetes de consultoria que prestam serviços externos na área das relações públicas tem ainda contribuído para um pequeno aumento das hipóteses de emprego nesta área.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Alguns dos conhecimentos necessários para o exercício desta profissão são obtidos com a experiência profissional, designadamente no domínio da psicologia interpessoal, decorrente do contato freqüente com os públicos da organização.A capacidade de perceber as mutações das realidades sociais e de ser capaz de refletir e agir sobre elas em proveito da organização é também resultado dessa experiência.Todavia, é sempre benéfico, no decorrer da carreira, aprofundar os conhecimentos apreendidos na formação acadêmica e adequá-los à organização em que se trabalha.
Língua portuguesa.
Informática
Língua Inglesa
Outras línguas estrangeiras






TERAPIA OCUPACIONAL

Terapeuta Ocupacional

A PROFISSÃO

A Terapia Ocupacional é a ciência de orientar a participação de indivíduos em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade; facilitar a aprendizagem das habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, proporciona o manejo das atividades motoras, sociais e auto-expressivas.
O Terapeuta Ocupacional, utiliza, como recurso terapêutico, diferentes atividades, com o objetivo de tratar disfunções de origem física, mental, social, e de desenvolvimento, nas diferentes faixas etárias.
Estas atividades podem ser : físicas, lúdicas, pedagógicas, artesanais, treino para independência pessoal e para o trabalho dentre outras.
Por exemplo, pintura, desenho, jogos, teatro, treino de a.v.d. relacionadas ao cuidado pessoal e a.v.p. relacionada com as rotinas de trabalho, dentre outras atividades.
O processo terapêutico Ocupacional baseia-se na relação estabelecida entre o Terapeuta Ocupacional, o Cliente e a Atividade, utilizando-se de uma análise das atividades para que se alcancem os objetivos propostos para o tratamento.
O Terapeuta Ocupacional avalia as dificuldades apresentadas pelo Cliente nas suas relações interpessoais de trabalho e de lazer, decorrentes de sua disfunção. Desenvolve e acompanha programas terapêuticos, selecionando métodos, técnicas e recursos apropriados.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O mercado de trabalho dos terapeutas ocupacionais é abrangente.O Terapeuta Ocupacional pode atuar em instituições públicas, privadas e beneficentes ou filantrópicas: hospitais gerais e especializados, clínicas, consultórios, centros de saúde, escolas e creches, oficinas terapêuticas e profissionalizantes, instituições penais, instituições geriátricas, centros de reabilitação, centros comunitários, unidades básicas de saúde, empresas e domicílio.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Biologia






TURISMO

Profissionais de turismo

A PROFISSÃO

Os profissionais da área turística trabalham nas diversas operações ligadas ao turismo, tais como a marcação de reservas de alojamento e transporte, a criação de programas turísticos e respectiva promoção, o planejamento de visitas guiadas, excussões, organização de eventos turísticos e congressos e o acompanhamento e a animação de grupos de turistas.
Enquanto uns trabalham nos diferentes estabelecimentos e organismos ligados à atividade turística, outros se dedicam a algumas destas atividades como profissionais liberais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os profissionais de turismo organizam e promovem a venda e a prestação de serviços turísticos.Numa agência de viagens, por exemplo, e procuram descobrir e realizar os desejos dos clientes que procuram a agência, estes profissionais propõem itinerários e destinos, apresentam os preços e as vantagens das escolhas dos clientes e asseguram todos os meios necessários à realização das viagens.Adquirem as passagens (sejam elas marítimas, terrestres ou aéreas) para garantir o transporte de passageiros e bagagens, reservam alojamentos e outros serviços locais, como transporte, visitas, excursões, bilhetes de espetáculo, entre outros.Além disso, orientam os clientes relativamente à documentação necessária (passaportes, vistos consulares, certificados de vacinas, etc.) para que estes possam viajar respeitando os procedimentos legais e dão informações relativas ao país de destino, como previsões meteorológicas, acontecimentos importantes ou costumes locais.Os guias-intérpretes acompanham os turistas em viagens e visitas a locais de interesse turístico e patrimonial (museus, palácios, monumentos nacionais, etc.), zelando sempre pelo seu bem-estar.Durante os circuitos turísticos prestam diversas informações, quer sejam de interesse histórico e cultural (costumes locais, apontamentos históricos, descrição de monumentos, etc.), quer de caráter geral (horários de transportes, locais de câmbios, por exemplo).

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Língua Inglesa
Outras Línguas estrangeiras
Informática
Geografia
História







VETERINÁRIA

Veterinário

A PROFISSÃO

Conhecidos pela maioria das pessoas apenas como os médicos dos animais, os médicos veterinários desenvolvem um vasto leque de atividades: além do diagnóstico e tratamento de doenças em animais, estes profissionais podem fazer também investigação no âmbito da saúde animal, intervir na fabricação de alimentos, medicamentos e produtos cosméticos e realizar inspeções sanitárias com vista a defender a saúde pública, entre outras atividades.
A grande diversidade das áreas de intervenção destes profissionais possibilita-lhes atuarem de acordo com as suas motivações, desempenhando os mais diversos tipos de funções.
Uma das áreas de trabalho mais importantes destes profissionais é a clínica de pequenos animais, no âmbito da qual a sua principal função consiste no diagnóstico e tratamento de doenças de animais de companhia, tais como cães, gatos, pássaros, coelhos, ratos, tartarugas e, nalguns casos, animais exóticos como aranhas, cobras e outros répteis.
Na fase de diagnóstico, compete-lhes proceder a uma avaliação do estado de saúde do animal, com base na observação e no uso de técnicas auxiliares de diagnóstico (radiografias, análises ao sangue, icnografias, etc.), com o objetivo de detectar lesões, doenças ou outros distúrbios.
A seguir, prescrevem o receituário, o qual se pode resumir à simples administração de medicamentos ou a dietas alimentares. Noutros casos, o diagnóstico pode implicar a realização de intervenções cirúrgicas.
A sua atuação neste domínio visa, também, a prevenção da saúde animal: por um lado, promovem esquemas de vacinação e de desparasitação periódica dos animais e, por outro, aconselham os donos relativamente aos cuidados que devem ter com eles.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Examine animais.Colhe amostras e solicita testes laboratoriais.Comunica-se com donos de animais sobre problemas de saúde, cuidado, comportamento, e prevenção de doenças.Diagnostica problemas de saúde.Determine como tratar problemas de saúde.Faz tratamento preventivo nos animais.Prescreva e administra medicamentos e drogas.Aplica vacina em animaisExecuta cirurgia.Faz eutanásia em animais.Revisa e atualiza registros médicos.Treina e supervisiona os assistentes e técnicos.Pode administrar uma pesquisa.Pode ensinar estudantes de cursos da áreaPode inspecionar carne e gado.Pode determinar a causa da morte de animais.Comunicar-se com jardins zoológicos e aquários sobre o cuidado, venda, ou comércio de animais.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Química






ZOOTECNIA

Zootecnista

A PROFISSÃO

O Curso de Zootecnia tem como objetivo formar técnicos de nível superior capacitados a atuar, harmonicamente com a natureza, junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnicas, através da aplicação dos fatores de produção, visando ao aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade em que estiver inserido.
Campo de atuação do profissionalO Profissional autônomo.O Empresas públicas.O Fazendas, granjas e cooperativas agrícolas.O Instituições de extensão rural para a divulgação de informações aos produtores.O Empresas zoopecuárias.O Escritórios de planejamento da pecuária.O Indústrias de ração e de derivados animais.O Frigoríficos.O Institutos de pesquisas.O Instituições de ensino superior.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Desenvolvimento de pesquisas de campo e de laboratório.O Elaboração, avaliação e execução de projetos de produção animal.O Estudo e aplicação de medidas que visem ao fomento da criação de animais.O Fabricação de ração e de derivados animais.O Gerenciamento de diferentes sistemas de produção animal, otimizando a utilização de recursos disponíveis e tecnologias socialmente adaptáveis.O Orientação técnica, assessoria e consultoria nas áreas de melhoramento genético, formação, manejo e produção de forrageiras, nutrição, reprodução, manejo e instalações dos animais.O Planejamento:Da viabilidade econômica da criação de animais de acordo com o clima e a área; da criação, quanto ao aperfeiçoamento do rebanho (cruzamento de animais, seleção e escolha de melhores raças);De sistemas de organização de fazendas para criação de rebanhos;Do manejo dos animais - como se devem portar dentro das fazendas; de técnicas e métodos para a melhoria das espécies forrageiras voltadas para a criação animal;De técnicas de abate.O Preservação ecológica do meio ambiente, através da defesa da fauna e flora e do controle da exploração de animais silvestres.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa
Biologia

Postagens populares

 
TOPO
©2008 Curriculo Ideal Por curriculoideal.blogspot.com