Postado em: 23/12/2009
O segredo para o sucesso: saber administrar a vida profissional e pessoal. É o que pensa o administrador e coach ontológico Homero Reis. Nada de ir para o trabalho pensando em ficar em casa ou ficar em casa pensando nos afazeres profissionais. E para quem acha que é impossível ser dedicado tanto em casa como no trabalho, Homero dá dicas de como fazer isso e garantir o bem-estar. Saber conciliar os dois âmbitos da vida pode até ser motivo de destaque no ambiente corporativo. É comum que as organizações se vejam como a coisa mais importante da vida dos funcionários. “No entanto, saber dizer não à exploração da vida profissional, revela sua capacidade de autovalorização”, explica o coach. Para ele, com o tempo, as empresas começam a valorizar os que promovem suas atividades com responsabilidade e compromisso, mas que também cuidam de si e de seus relacionamentos. É importante se dedicar integralmente a cada atividade e não extrapolar os limites. Para isso, é bom ter um plano de atividades para manter a qualidade de vida. Aqueles que acreditam que vida profissional e pessoal não devem se misturar, Homero Reis ensina outra coisa. “Se estou tendo uma dificuldade em cada, é bom ter um espaço na organização para se falar sobre isso, e vice-versa”. O importante é manter um diálogo sincero, maduro e respeitoso. Para Homero Reis, o mais importante é ter qualidade de vida: “Nada vale a pena se não for para que se viva melhor”. Nessa tarefa, entra o trabalho do coach profissional, que ajuda a administrar esses dois domínios, tirando deles o que tem de melhor, reduzindo o sofrimento das consequências de uma vida pouco planejada.