CTRL + D para adicionar esse site aos seus favoritos.
Cadastre seu e-mail gratuitamente clicando aqui para se manter informado sobre vagas, concursos, apostilas e todos os demais conteúdos do site. Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado. Verifique também na caixa de spam.

.
Deseja fazer seu curriculo conosco? Divulga-lo em diversas empresas sem sair de casa? Entre em contato, revisamos seu currículo gratuitamente. curriculoideal@yahoo.com.br

Faltas por doença ao trabalho não dão justa causa para demissão

Postado em 30/12/2009

A falta ao serviço só se torna razão para demissão por justa causa se for comprovado que houve negligência do trabalhador. Quando elas são justificadas e acontecem por motivo de doença, a demissão por justa causa não pode acontecer. Baseado nesse princípio, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro) considerou que houve dispensa imotivada, ao julgar a reclamação de uma técnica de enfermagem demitida da FMG Empreendimentos Hospitalares.

O recurso da empresa no Tribunal Superior do Trabalho chegou à 2ª Turma e esbarrou na fase de conhecimento. Assim, continua valendo a decisão do TRT. Segundo o ministro José Simpliciano Fernandes, relator do recurso de revista, o TST está impossibilitado de analisar prova documental, seguindo orientação da Súmula 126. Se o TRT concluiu que não se caracterizou a negligência alegada pela FMG, não há como aferir, no TST, a argumentação recursal de erro na interpretação das provas.

A técnica em enfermagem faltou ao trabalho por motivo de saúde, acometida de fortes dores abdominais e febre persistente, necessitando permanecer em repouso. Ela justificou a ausência por doença ao empregador, por telefone, e, quando retornou ao serviço, apresentou o atestado médico, que foi recusado pela FMG. A trabalhadora alegou, na ação, que um técnico de enfermagem jamais poderia exercer suas atribuições com qualquer resquício de enfermidade ou moléstia em um ambiente hospitalar como o da empregadora.

Pela sentença da 82ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, a punição aplicada à trabalhadora foi injustificada, pois a técnica apresentou os atestados médicos. Entendeu ainda que a dispensa por justa causa é a pena máxima aplicada ao empregado e a prova produzida pela empresa não convenceu o juiz. A FMG recorreu ao TRT-1, que, apesar da argumentação, entendeu que não houve desídia ou descuido da empregada, situações nas quais o trabalhador falta reiteradamente ao serviço, sem justificativa, demonstrando desinteresse pelo emprego, "na medida em que contribui para a desarticulação do mecanismo produtivo da empresa".

O TRT manteve a sentença, destacando, inclusive, que o cumprimento das funções de técnica de enfermagem, em regime de plantão noturno, como era o caso em julgamento, "pressupõe condições de saúde físicas compatíveis com a responsabilidade e o desgaste que a função demanda". Ainda de acordo com o TRT, seria impossível medir a intensidade da indisposição que o estado de debilidade física pode acarretar a alguém, através de avaliação subjetiva da sua capacidade de trabalhar doente. A sentença continua inalterada no TST, com a decisão da 2ª da Turma de não conhecer da revista da FMG. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. (RR-336/2007-082-01-00.2)

Fonte: Revista Consultor Jurídico com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Aprenda a conciliar carreira profissional e vida pessoal

Postado em: 23/12/2009

O segredo para o sucesso: saber administrar a vida profissional e pessoal. É o que pensa o administrador e coach ontológico Homero Reis. Nada de ir para o trabalho pensando em ficar em casa ou ficar em casa pensando nos afazeres profissionais. E para quem acha que é impossível ser dedicado tanto em casa como no trabalho, Homero dá dicas de como fazer isso e garantir o bem-estar. Saber conciliar os dois âmbitos da vida pode até ser motivo de destaque no ambiente corporativo. É comum que as organizações se vejam como a coisa mais importante da vida dos funcionários. “No entanto, saber dizer não à exploração da vida profissional, revela sua capacidade de autovalorização”, explica o coach. Para ele, com o tempo, as empresas começam a valorizar os que promovem suas atividades com responsabilidade e compromisso, mas que também cuidam de si e de seus relacionamentos. É importante se dedicar integralmente a cada atividade e não extrapolar os limites. Para isso, é bom ter um plano de atividades para manter a qualidade de vida. Aqueles que acreditam que vida profissional e pessoal não devem se misturar, Homero Reis ensina outra coisa. “Se estou tendo uma dificuldade em cada, é bom ter um espaço na organização para se falar sobre isso, e vice-versa”. O importante é manter um diálogo sincero, maduro e respeitoso. Para Homero Reis, o mais importante é ter qualidade de vida: “Nada vale a pena se não for para que se viva melhor”. Nessa tarefa, entra o trabalho do coach profissional, que ajuda a administrar esses dois domínios, tirando deles o que tem de melhor, reduzindo o sofrimento das consequências de uma vida pouco planejada.

Os 10 cursos superiores mais procurados no Brasil

Postado em 21/12/2009

Para conseguir se destacar no mercado de trabalho, é necessário contar com uma boa qualificação. O nível superior se torna algo fundamental na formação de uma pessoa que deseja ser inserida no mercado, ela vai contar com um número maiôs de oportunidades na sua área de especialização.
Existem muitos cursos superiores e essa grande variedade causa dúvidas na hora da escolha do vestibulando. Antes de optar, é preciso analisar o reconhecimento que cada carreira possui no mercado de trabalho e também verificar se a profissão não está saturada.
Os cursos mais procurados do país são aqueles que normalmente tem um retorno financeiro garantido ou tendem a conceder sucesso com mais facilidade. Entretanto, é importante lembrar que a faculdade onde se faz a graduação vai caracterizar a sua formação, assim as instituições públicas são mais válidas e concorridas. Veja a seguir uma lista com os cursos mais concorridos da Fuvest e por incrível que pareça, Medicina não aparece no ranking dos dez primeiros.

1. Publicidade e Propaganda

2. Oficial da Polícia Militar

3. Jornalismo

4. Curso Superior do Audiovisual

5. Design

6. Educação Física

7. Relações Internacionais

8. Artes Cênicas

9. Fisioterapia

10. Psicologia

Vestimenta deve ser adequada ao ambiente de trabalho

Postado em: 19/12/2009

O caso da estudante universitária de turismo Geisy levantou discussões em todo o país. Mas esse episódio também levanta uma série de questões sobre como se vestir no ambiente de trabalho. Para o consultor de negócios Marcos Morita as empresas, além das preocupações com a concorrência, cumprimento de metas, clientes inadimplentes e lançamento de novos produtos, também precisam se preocupar com o tamanho do decote ou o comprimento do vestido das colaboradoras. Morita lembra das vezes em que os profissionais se depararam com aquela colega que adora decotes insinuantes, o jovem estagiário com calças de cintura baixa ou o perfume que insiste em invadir sua privacidade logo pela manhã? “Apesar de não ter o poder de levar uma companhia à falência, uma saia curta pode alterar o humor e a produtividade, positiva ou negativamente, do ambiente de trabalho. Distrações, aglomeração de funcionários, ciúmes e assédio são conseqüências prováveis”, afirma.

Este assunto faz parte da etiqueta empresarial, conjunto de boas práticas que evitam que o profissional cometa gafes sejam elas relacionadas à maneira de se vestir, ao comportamento à mesa, a pontualidade, postura, educação e cordialidade. De acordo com o especialista, a avaliação de um bom profissional vai além da formação e competências técnicas. “Numa escolha entre dois profissionais igualmente competentes, vencerá aquele que melhor vender sua imagem. O famoso e tão popular marketing pessoal” revela Morita, mas segundo o consultor, há variações dentro dos códigos de vestimenta, dependendo da área de atuação em que o profissional esteja inserido. Apesar dos diferentes estilos, as tribos e seus profissionais têm sua própria etiqueta na hora de se vestir. Eles se utilizam disso para se diferenciar e reconhecerem-se entre si.

“Executivos da área financeira e principalmente advogados compõem o lado formal e sisudo. É praticamente impossível não reconhecê-los dentro de um elevador. Podem ser vistos no centro da cidade, cercanias da Avenida Paulista e próximo aos fóruns. Engenheiros e profissionais autônomos costumam se posicionar no meio termo. Calças de sarja, jeans e camisa são o padrão vigente. Publicitários são o outro extremo. Descontração, despojamento e cores fortes são a marca registrada desses profissionais”, diz.

Sexta-feira - As empresas brasileiras, seguindo uma tendência que começou nos Estados Unidos e Canadá, instituíram a sexta-feira casual. Tailleurs, sapatos de salto, ternos e gravatas são substituídos por um visual menos pesado. “Vale salientar que dificilmente um profissional conseguirá separar sua vida pessoal e profissional, transportando seus hábitos e costumes para dentro das corporações, residindo aí o perigo das gafes”, alerta Morita.

Para o consultor de negócios, o ocorrido com a universitária Geisy demonstra a falta de etiqueta em que vive a sociedade, que de acordo com ele, se torna exacerbada de forma negativa quando não há regras ou incentivos para o bom comportamento. “Deixou-me perplexo a reação desproporcional dos universitários. Quem sabe códigos de etiqueta não pudessem ser parte dos currículos, preparando-os para a vida empresarial. Aplicar-se-ia aos vândalos e a Geisy. Afinal de contas, educação, cordialidade e bom-senso na hora de se vestir nunca saem de moda”, destaca.(¹) Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie. Especialista em estratégias empresariais é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Concurso do Instituto de Criminalística teria sido fraudado

Postado em: 19/12/2009

Um concurso para a contratação de fotógrafos, realizado pelo Instituto de Criminalística, da Polícia de São Paulo em julho, teria sido fraudado, segundo afirma o jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

Um parente do diretor do instituto foi aprovado mesmo após errar perguntas do exame oral. De acordo com pessoas ligadas ao concurso, algumas pessoas teriam sido altamente recomendadas. O concurso, do qual participaram 17,6 mil candidatos, foi cancelado pelo secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

Falso e-mail divulga concursos com salários de até R$ 53 mil

Postado em: 17/12/2009

Uma mensagem falsa, enviada por e-mail em nome do G1, promete aos internautas inscrições para concursos de grandes empresas. Segundo o texto fraudulento, a oferta de emprego para a Vale do Rio Doce, Petrobras e Volkswagen pode pagar salários de até R$ 52.933. O real objetivo da mensagem é infectar o computador das vítimas.
Os e-mails dizem que o concurso para 2010 terá “repercussão nacional, pois as provas serão feitas em escolas públicas do Brasil inteiro. Ainda de acordo com a fraude, os salários começam em R$ 687 e chegam a R$ 52.933, dependendo da pontuação que o candidato fizer na prova. No final do texto, os golpistas pedem que os internautas baixem uma ficha de inscrição, que deve ser entregue em qualquer escola pública. Quando o usuário clica no link, pode baixar em seu computador um software malicioso usado, por exemplo, para roubar senhas bancárias, deixar a máquina vulnerável a outras pragas ou até permitir o controle remoto do PC por parte dos golpistas. Esse tipo de fraude, chamada de phishing scam, é baseada no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Outra possibilidade para enganar os usuários da web é a oferta de links, também para páginas fraudulentas, em variados sites, blogs e redes sociais.

Produtividade profissional vai registrar queda no próximo ano

Postado em: 16/12/2009

Levantamento da consultoria especializada em análise do mercado de trabalho WorldAtWork constatou que efeitos da crise econômica na produtividade das equipes ainda serão percebidos ao longo de 2010. O estudo analisou as percepções e perspectivas para o próximo ano de funcionários, em cargos operacionais e gerenciais, de todas as regiões do mundo com relação às empresas nas quais atuam.

De acordo com essa pesquisa, atualmente os colaboradores estão em média 9% menos comprometidos com seus trabalhos do que em 2008, período que antecedeu ao início das instabilidades econômicas. A análise também constatou que o compromisso com o empregador dos profissionais considerados de alto desempenho caiu cerca de 25%.

Soma-se a este cenário de insatisfação os acúmulos de função, salários e bônus congelados e poucas expectativas de evolução na carreira. Assim, a queda na produtividade deve ser inevitável para o próximo ano. Segundo a pesquisa, a prova disso está no fato de que 41% dos colaboradores acreditam que as políticas para redução de custos operacionais resultaram em grande queda na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor final.

O levantamento aconselha que os líderes de departamentos ou da empresa tentem criar iniciativas para que os funcionários sejam mais desafiados em suas posições e tenham recompensas pelas metas atingidas. Tudo isso como forma de trazer de volta a motivação das equipes. Se não houver a possibilidade da oferta de bônus financeiros, os próprios gestores podem instituir que os colaboradores de melhor performance tenham alguns dias de folga, por exemplo.

Segundo a pesquisa, não existe uma fórmula mágica para motivar pessoas, entretanto, os líderes têm a obrigação de mostrar a elas que estão vendo seus esforços, os quais serão recompensados assim que possível.

Concursos previstos para 2010

Postado em: 14/12/2009

Nada será alterado para os concursos públicos previstos para o ano de 2010, por isso, 56.861 vagas devem ser preenchidas nesse ano. Só para o poder executivo são 47.335 vagas, do restante, 7.897 serão para o poder judiciário e 875 para o poder legislativo. Os concursos previstos para o ano de 2010 na área federal são:

No poder Executivo:
Ministério Público do Trabalho – MTP-2010
Tribunal de Contas da União – TCU-2010

No poder Judiciário:
Supremo Tribunal Federal – STF-2010 – 302 vagas
Superior Tribunal de Justiça – STJ-2010 – 233 vagas
Justiça Federal – 1.769 vagas
Justiça Militar da União – 178 vagas
Justiça Eleitoral – 1.098 vagas
Justiça do Trabalho – 3.378 vagas
Justiça do Distrito Federal e Territórios – 773 vagas
Conselho Nacional de Justiça – CNJ-2010 – 166 vagas

No poder Legislativo:
Câmara dos Deputados – 335 vagas
Senado Federal – 300 vagas
Tribunal de Contas da União – TCU-2010 – 240 vagas

Para receber mais informações sobre apostilas e outros concursos, cadastre seu e-mail clicando aqui e receba as atualizações. Bons estudos!

Vagas de empregos

Postado em: 14/12/2009

Analista de Recursos Humanos Sênior - Com foco em Recrutamento e Seleção de níveis Administrativos, executivos e gerenciais.Necessário experiência na função.Irá realizar todo o processo de triagem de cvs, hunting de profissionais, mediante o mapeamento de mercado, aplicação de testes, alinhamento de perfil entre outros.Local de Trabalho: Vila Carrão Zona Leste Necessário fácil acesso á Região.salário: 3.455,00+ VT e VR Vaga temporária com poss de efetivaçãoPor favor essa vaga é apenas para profissionais que não estejam trabalhando. Favor não encaminhar fora desse perfil. Interessados recortar e colar o cv no corpo da mensagem para vivianesilva@rhi.com.br

Escritório contábil localizado no centro da cidade de Guarulhos(SP) tem a seguinte vaga de emprego:
Assistente Escrita Fiscal - Requisitos: Experiência em fechamento mensal de impostos de empresas do ramo de comércio, industria e prestação de serviços, em entrega de declarações mensais e anuais, como GISS, DES, DCTF, DACON, IRPJ, substituição tributária, enfim toda rotina em grande volume de trabalho. Faixa salarial e benefícios: De R$ 1.000,00 a 1.200,00, VR, Alimentação no local, Bolsa faculdade até 300,00, Assistência médica UNIMED, uniforme. Encaminhar currículos no corpo do email com último salário. Não aceitamos anexos. Enviar para elisangela@plena-adm.com.br

Empresa abre as vagas de estágios e empregos abaixo, para contratação imediata:
Estagiários: 03 vagas - Requisitos: Necessário estar cursando segundo colegial em 2010. Horários de trabalho: 08:00 às 14:00hs e 14:00hs às 20:00hs. Apenas para região Zona Leste.Segmento : Fármácia Sexo: indiferenteSalário: R$ 350,00 + vale transporte. Encaminhar cv para: mailto:jane%40gruposoma.com.br colocando no assunto ESTGJH

Sub gerente para Farmácia - Requisitos: Experiencia em recebimento e conferencia de medicamentos, controle de escala de funcionários, organização, abertura e fechamento de loja .Somente para região : Zona LesteSegmento : FarmaciaSexo: indiferente - Salario: R$ 2.100,00 + vt. Encaminhar cv para : mailto:jane%40gruposoma.com.br colocando no assunto SGFJH

Analista Fiscal - Requisitos: Profissional com ensino superior completo ou cursando ciências contábeis - Experiências nas rotinas fiscais, obrigações acessórias federais, estaduais e municipais - Competências desejáveis: Experiência em Outsourcing, raciocínio rápido e lógico, organização, pró-atividade - Salário fixo: R$1.748,00 mais beneficios - Local: Bela Cintra - SP. Encaminhar cv para : mailto:jane%40gruposoma.com.br colocando no assunto AFPLJH

Bunge Alimentos, localizada em Jaguaré-SP abre a seguinte vaga de emprego:
Operador de Máquinas e Equipamentos - Remuneração: em torno de R$ 1.000,00Benefícios: Ass. Médica, Odontológica, Seguro de Vida, Refeitório no local, VT - Horário de trabalho: das 14h20 às 22h40Requisitos: Ensino Médio Completo. Curso técnico concluído ou em andamento nas seguintes áreas: Mecânica, Elétrica, Química, Processamento de Alimentos 2 anos de experiência no ramo de alimentos. Enviar currículos para patricia.mendes@bunge.com

Fonte: Empregosecarreira

Última colocada, ex-assessora de Sarney ganha vaga em concurso

Postado em: 13/12/2009

Uma antiga assessora do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tornou-se funcionária de carreira da Casa mesmo sendo a última colocada em um concurso público que previa apenas uma vaga. Elga Mara Teixeira Lopes foi contratada como produtora de pesquisa e opinião do Senado, com salário inicial de R$ 12.264,48. As informações são do jornal O Globo.
Desde 2003, Elga Mara vinha se revezando em cargos comissionados diferentes no Senado, quase todos garantidos por indicação de Sarney. A funcionária teria prestado ainda serviços ao presidente do Senado durante a campanha de 2006.
Elga Mara foi contratada depois que a direção do Senado remanejou vagas de outras áreas para a Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop), órgão do qual a nova servidora concursada já havia sido, inclusive, diretora.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Senado, o preenchimento de vagas foi autorizado em razão da demanda da Sepop por pelo menos dez servidores. Entretanto, apenas cinco candidatos se classificaram para esta área no concurso público realizado em 2008, que previa, no edital, apenas uma vaga. Elga Mara foi a quinta colocada.

Curso gratuito no Senac para jovens

Postado em: 13/12/2009

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade de São Paulo, está com as inscrições abertas para o curso gratuito de formação de 2010 do Programa Educação para o Trabalho, no CEU Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. As inscrições vão até o dia 30 de dezembro.
Os interessados devem ter entre 15 e 21 anos e cursar o ensino fundamental ou médio. Para fazer a inscrição, o candidato deve ir ao CEU Parelheiros (rua José Pedro de Borba, 20), de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, ou aos sábados, das 13h às 16h. É preciso levar RG, CPF e comprovante de endereço.
Serão duas turmas, uma no período da manhã e a outra à tarde, com 30 alunos cada. Com duração de seis meses, o curso busca preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades fundamentais exigidas no mundo profissional.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5926-0509.

800 vagas em montadoras de automóveis

Postado em: 11/12/2009

As montadoras GM e Scania estão com 800 vagas em aberto para as linhas de produção. As vagas visam suprir o aumento da produção de veículos, que tem crescido muito desde julho.
As oportunidades são para São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, todas em São Paulo. A Suzuki também está com vagas abertas para o setor administrativo em Jundiaí (SP).

CCJ aprova criação de 2,8 mil cargos de professor de carreira

Postado em: 11/12/2009

As universidades públicas contarão com o reforço de 2,8 mil cargos de professores de carreira. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e aprovou ontem, em caráter terminativo, a medida que prevê a reestruturação. O texto agora vai à sanção presidencial.

Encaminhado ao Congresso pela Presidência da República, o projeto cria uma série de outros cargos de carreira, comissionados e de função de confiança no processo de reestruturação das universidades. Além dos cargos de magistério, serão contratados cinco mil profissionais para cargos técnico-administrativos em educação, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas.

De acordo com o relator Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a redistribuição dos cargos de professor e de técnico-administrativos são de responsabilidade do Ministério da Educação e pretende compor os quadros funcionais de universidades, campus universitários e unidades de ensino descentralizadas.

NOVAS APOSTILAS ( CONSTITUCIONAL, PENAL, TRABALHO, ETC ) PARA DOWNLOAD

Postado em: 09/12/2009

Diversas Apostilas para Concursos, disponibilizadas pela UFRJ.

Disponível para download no menu cursos do site.

Bons estudos.

Estágio na IBM com 150 vagas

Postado em: 09/12/2009


São 150 vagas de estágio. Para concorrer é necessário que estudante tenha a formação prevista entre dezembro de 2011 e julho 2012. Também é exigido nível intermediário de inglês.
Entre os cursos mais procurados pela IBM estão: Engenharia da Computação,Ciências da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação e outros cursos de Tecnologia. Também há vagas para Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Marketing e cursos técnicos em eletrônica e informática.
A maior parte das vagas está destinada para Rio de Janeiro, São Paulo, e Hortolândia (próximo a Campinas). Outras localidades com vagas são: Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte entre outras.
Quem desejar se inscrever poderá fazê-lo somente através da internet. O site para inscrição no Programa Passaporte IBM é http://www.ibm.com/br/estagio/.

STF aprova projeto que prevê reajuste de 56% a servidores do Judiciário Federal

Postado em: 07/12/2009

Texto será enviado até a semana que vem para votação no Congresso. Impacto anual do reajuste será de R$ 5,4 bilhões para os cofres públicos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (2) um projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 56,42% aos servidores do Poder Judiciário Federal. A remuneração inicial dos analistas, atualmente de R$ 6,5 mil, passará a R$ 10,2 mil. Já o salário final, que hoje está em R$ 10,4 mil, irá para R$ 16,3 mil. A proposta seguirá até a semana que vem para votação no Congresso Nacional.

Parte dos servidores do Judiciário Federal está em greve há quase um mês. Após a aprovação do projeto durante sessão administrativa do Supremo nesta noite, é possível que a paralisação seja interrompida. Inicialmente, uma proposta aprovada por presidentes dos tribunais superiores previa aumento salarial de 80,17%. Porém, o STF reavaliou o cálculo e chegou a um meio termo.

A proposta inicial estabelecia o reajuste no salário base de 15%, mas o grande incremento viria por meio da Gratificação Judiciária (GAJ), que passaria de 50% para 135% sobre o valor total do vencimento básico.

Durante a votação da nova proposta nesta noite, o presidente do STF, Gilmar Mendes, chegou a sugerir o envio do projeto ao Congresso somente após o fim da greve. No entanto, por sugestão do ministro Carlos Ayres Britto ficou decidida a entrega imediata da proposta ao Poder Legislativo. Britto argumentou que o não envio do texto prejudicaria uma “maioria que não entrou em greve”.

O impacto anual do reajuste, segundo o STF, será de R$ 5,4 bilhões para os cofres públicos. Ficará a critério do Congresso, caso aprove o projeto, a definição se o aumento salarial será dado de forma direta ou de maneira escalonada. O benefício, se aprovado, contemplará 103.830 servidores ativos e inativos do Judiciário Federal. A proposta não prevê aumento para os cargos comissionados.

O plano de reajuste inclui servidores do STF, dos tribunais superiores e também do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os ministros definiram que futuros projetos de reajuste deverão respeitar um teto limite de 75% do salário pago aos juízes federais substitutos, fixado atualmente em R$ 21.766.

A assessoria de imprensa do STF justificou que o reajuste foi aprovado devido à preocupação da Corte com a grande evasão de servidores – dentre os convocados em concursos recentes, entre 20% e 23% teriam deixado o STF. De acordo com o Supremo, o salário inicial dos técnicos passará de R$ 3.993 para R$ 6.104. Já a remuneração final para o cargo, que é de R$ 6.360, chegaria a R$ 9.948.

FONTE: GLOBO.COM

Pesquisa revela que 25% dos funcionários roubariam dados das empresas

Postado em: 07/12/2009

Um estudo realizado pela Cyber-Ark Software, empresa da área de gerenciamento de identidade, apontou que um em cada quatro funcionários de escritórios roubaria dados da companhia na qual trabalha se soubesse que isso ajudaria um amigo ou parente a manter um emprego.

A pesquisa indicou que 25% dos trabalhadores pesquisados já pegaram dados da companhia. O meio preferido para coleta dessas informações é o pen-drive. Dos entrevistados, 26% responderam que roubariam dados se fossem despedidos, enquanto 24% pegariam informações se ouvissem rumores de que o emprego está em risco. Dos que admitem que roubariam dados, 28% usariam as informações para negociar uma nova posição. Quase 25% dos entrevistados roubariam detalhes de contratos de consumidores, enquanto 11% sequestrariam senhas.

Segundo o vice-presidente de produtos e estratégia da empresa autora da pesquisa, Adam Bosnian, a responsabilidade de proteger dados de clientes é do empregador, ainda que trabalhadores comprometam sua ética para salvar o trabalho. “As organizações devem se preocupar em fazer melhorias no modo como monitoram e controlam acesso a banco de dados, redes e sistemas – mesmo aquelas onde só usuários privilegiados têm acesso”, revela.

1.600 vagas em contact center em MG

Postado em: 07/12/2009

A Contax, empresa do setor de contact center, oferece 1600 vagas em Belo Horizonte (MG) para os cargos de agente de cobrança, representante de serviços e agente de marketing.
Para se candidatar as vagas, os interessados devem ter o 2º grau completo, idade mínima de 18 anos, boa fluência verbal e escrita e conhecimentos de informática. Todos os candidatos aprovados são treinados pela empresa e a contratação é imediata.
Além da carteira assinada, a empresa oferece como benefício alimentação para os funcionários, vale-transporte, assistência médica e odontológica, cartão Goodcard (convênio com farmácias e outros estabelecimentos), Clube do Desconto (convênio com instituições de ensino e estabelecimentos comerciais), além da oportunidade de ingresso em curso superior.
Os interessados devem enviar os currículos para o endereço recrutar@contax.com.br

Rei do Mate ofertará 480 postos de trabalho

Postado em: 24/08/2009

O Rei do Mate, tradicional rede de casa de chá, prevê a geração de aproximadamente 480 oportunidades de emprego diretas neste segundo semestre do ano, em várias regiões do país.
Segundo Adriana Lima, gerente de expansão da empresa, as vagas que serão oferecidas são decorrentes da abertura de novas lojas. “Nossa meta é chegar a 30 unidades até o final de 2009, atingindo a marca de 290 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros”, diz Adriana.

Cargos – Cada novo estabelecimento recruta de seis a oito funcionários. Para ocupar estas chances, a rede seleciona para as funções de atendente e encarregado.

Perfil buscado – Quem almeja conquistar uma das chances oferecidas pelo Rei do Mate deve ter o ensino médio completo. Além disso, a empresa valoriza os profissionais que sejam simpáticos, tenham vontade de crescer, gostem de trabalhar em equipe e tenham boa comunicação.
“Esse é o perfil que o Rei do Mate procura na hora de contratar pessoas para atuar em suas lojas”, afirma Adriana.
A gerente ainda ressalta que morar próximo ao local de trabalho conta pontos durante o processo seletivo.
Quanto à experiência exigida, a gerente diz que não é requisito obrigatório. Dessa maneira, as oportunidades podem ser propícias a pessoas que não possuem vivência no mercado de trabalho e estão em busca de uma colocação.

Seleção – O processo seletivo é composto por triagem de currículo, dinâmica de grupo, prova de português e matemática, além de uma entrevista individual.

Remuneração – Adriana explica que os salários oferecidos variam de acordo com o sindicato local.
Com relação aos benefícios, os profissionais terão direito a refeição no local, vale-transporte e, em algumas unidades, a convênio médico.

Treinamento – Os aprovados passarão por um treinamento na loja-escola da rede, com duração de, no máximo, 10 dias, para aprenderem como preparar os produtos e atender aos clientes de maneira correta.

Plano de carreira – De acordo com Adriana, os contratados como atendente têm grande possibilidade de chegar à função de supervisor de Loja e depois até assumir o posto de gerente. “Logo na seqüência, no topo do plano de carreira da rede, está o cargo de consultor da rede franqueadora, cuja função é dar suporte para toda a rede”, explica a gerente.

Como se candidatar – Os interessados em concorrer às futuras oportunidades que serão geradas pela rede ao longo do ano devem cadastrar o currículo pelo site www.reidomate.com.br, no link “Trabalhe Conosco”.

Não assuma responsabilidades que não são suas para proteger alguém no trabalho

Postado em: 24/08/2009

Seu colega cometeu um deslize no trabalho. O fato é que não é a primeira vez e ele é mal visto desde então. Desse modo, ele lhe pede para assumir o erro ou dividir a responsabilidade com você.

Todo ser humano adulto precisa estar consciente de seus direitos e deveres. E quando esses deveres são negligenciados e falhas são cometidas, é preciso estar preparado para suportar as consequências. Tomar para si o peso do erro de outra pessoa para ajudá-la só terá efeitos prejudiciais, pois irá incentivá-la a continuar não arcando com a responsabilidade de seus atos.

Só responda frente à empresa pelos seus próprios atos. Não tente defender os outros de enrascadas dividindo culpas, pois isso só torna as coisas piores para ambas as partes envolvidas.

Sua mesa de trabalho pode refletir que tipo de pessoa você é

Postado em: 22/08/2009

Sua mesa de trabalho está sempre em ordem ou cada vez que você precisa de um documento você leva meia hora para encontrá-lo? Saiba que a organização no espaço que você ocupa na empresa reflete muito de quem você é.

Um ambiente desorganizado demonstra que a pessoa responsável por ele pode ter algumas deficiências. Sistematizar as coisas é, por vezes, essencial para o bom andamento do trabalho. Perder tempo procurando um documento ou outro material em um ambiente fora de ordem é contraproducente. Papéis importantes também podem desaparecer em meio à bagunça e acabar gerando grandes transtornos.

A dica é estabelecer um padrão de arrumação e tentar segui-lo sempre. Manter apenas aquilo com o que se está trabalhando no momento sobre a mesa é uma boa pedida também. Isso diminui o número de objetos no seu campo de visão e dá maior sensação de controle.

International Paper dispõe de 80 vagas para estágio e trainee

Postado em: 20/08/2009

A International Paper (IP), empresa do setor de papel e celulose, receberá inscrições para os Programas de Estágio e de Trainee 2010, até 14 de setembro.
São aproximadamente 10 vagas para trainee e 70 para estágio, para níveis médio e superior. Os selecionados vão atuar na capital paulista e nas cidades de Mogi-Guaçú e Luiz Antônio, interior de São Paulo, e em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
O Programa de Estágio tem duração de 12 ou 24 meses. Poderão se inscrever estudantes com formação prevista entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011 nos cursos de Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Biologia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas ou Tecnologia Ambiental.
Também poderão participar alunos dos cursos técnicos de Administração, Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecatrônica, Mecânica, Química e Segurança do Trabalho.
As vagas para trainee são para os formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009 nos cursos superiores de Administração, Economia, Psicologia, Direito, Engenharia, Relações Internacionais, Marketing, Pedagogia e Agronomia.



As inscrições devem ser feitas no endereço: www.internationalpaper.com.br/jovenstalentos.

Prazo: 14 de setembro.

Ser “puxa-saco” é a maneira menos nobre de se obter reconhecimento no trabalho

Postado em: 20/08/2009

Quem não conhece indivíduos bajuladores (”puxa-sacos”) no trabalho? Eles estão a todo momento buscando um modo de agradar a seus superiores não pelo bom trabalho que desempenham, mas sim através de elogios falsos e sem conteúdo. Saiba que essa não é a melhor maneira de ser reconhecido no ambiente corporativo.

Como não se sobressaem mostrando serviço, precisam recorrer à lisonja para assim, serem notados pela chefia. O fato é que, mais cedo ou mais tarde, essa prática acaba se desgastando e perdendo o efeito. Mesmo os dirigentes mais sensíveis ao “puxa-saquismo” uma hora acabam se cansando dele.

Conquiste seu espaço na organização mostrando um trabalho de qualidade. Viver diariamente pensando em como bajular o chefe para poder ser visto, além de desgastante, é também vergonhoso.

Como impressionar o entrevistador Aprenda a resposta certa para as perguntas mais complicadas dos recrutadores

Postado em: 18/08/2009

Como impressionar o entrevistador Aprenda a resposta certa para as perguntas mais complicadas dos recrutadores.

As entrevistas de emprego estão mais complicadas. Um estudo da consultoria Korn/Ferry, especializada em recrutar diretores e presidentes no mundo inteiro, concluiu o que, na prática, headhunters e candidatos já sentem na pele: as entrevistas de trabalho não são mais meras comprovações de competências técnicas e realizações passadas. Elas caminham para se tornar avaliações comportamentais, em que o candidato é avaliado desde o primeiro contato telefônico. “Como o entrevistador está mais rigoroso, o candidato precisa estar muito bem preparado para ver, em poucos minutos, sua vida profi ssional ser detalhada minuciosamente”, diz Rodrigo Araújo, sócio-diretor da Korn/Ferry no Brasil.

Se passar pelo contato telefônico, o profissional terá uma conversa pessoal, na qual serão recordadas as fases mais complicadas da carreira — aquelas que envolvem arrependimentos, pontos fracos e decisões equivocadas. “Não é para constranger, mas para conhecer quem está por trás daquele estereótipo de candidato ideal, que permeia quase todos os currículos recebidos atualmente”, diz Lucia Costa, sócia-diretora da Mariaca, consultoria em gestão de capital humano. O objetivo é descobrir se a inteligência emocional do candidato ou seu estilo social combinam com o da vaga e o da empresa pretendida. De acordo com os especialistas, ainda são poucos os executivos que fi cam a vontade para falar sobre si mesmo ou sobre experiências adquiridas em situações delicadas.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Quais foram as críticas profissionais que você já recebeu que mais lhe surpreenderam?”
ELE QUER TESTAR: Autenticidade, sinceridade e humildade em reconhecer falhas.
COMO AGIR: “Escolha episódios que lhe chamaram atenção, mas nada que coloque em dúvida seu desempenho para a vaga em questão. Acrescente o que aprendeu e como você encara cada falha como uma oportunidade para se aperfeiçoar.
ATENÇÃO: Evite respostas que disfarçam um ponto positivo como se fosse negativo (por exemplo: “Era exigente demais, perfeccionista ou workaholic”). Elas passam a ideia de artificialidade.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Como você descreveria a cultura corporativa das últimas empresas por onde passou?”
ELE QUER TESTAR: Lealdade e capacidade de se adaptar a diferentes tipos de gestão. COMO AGIR: “Faça um paralelo sobre o jeito de cada empresa trabalhar. Ao falar do que gostava e não gostava, seja honesto, mas apele para dados de conhecimento geral”, diz Lucia Costa, da Mariaca. “Diga, por exemplo: ‘Empresas alemãs são mais rígidas e burocráticas hierarquicamente, e eu me ressentia por mais agilidade. Por outro lado, gostava da estabilidade’.”
ATENÇÃO: Não seja crítico e sarcástico em relação a chefes e empresas. Quem está sendo avaliado é você, não seus antigos patrões.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Conte algumas histórias sobre você em ‘ação’”
ELE QUER TESTAR: Como você se vira na adversidade (sob pressão e prazos curtos).
COMO AGIR: “Em qualquer entrevista, seu objetivo é convencer o recrutador de que você dá conta do recado”, diz Rodrigo Araújo, da Korn/Ferry. Conte iniciativas em que você foi o responsável, quais os desafi os que esperava e o que realmente encontrou. E depois mostre os resultados: como esses obstáculos foram superados e de que forma isso o deixa pronto para futuros obstáculos.
ATENÇÃO: Seja objetivo. Contar “um pouco” significa contar em três minutos no máximo.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Como você gerencia pessoas com pontos de vista diferentes dos seus”
ELE QUER TESTAR: Talento para liderar um time.
COMO AGIR: Cite projetos em que houve divergências de opinião e como você conseguiu ajudar todos a chegar a um consenso. “Por trás da pergunta, o examinador quer saber se você é sensível ao ponto de captar o que cada funcionário tem para oferecer de melhor”, diz Marcelo Abrileri, do Curriculum.com.br.
ATENÇÃO: Aqui está sendo medido seu eventual grau de autoritarismo e como você impõe suas ideias.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Que opinião seus subordinados têm de você? E seus chefes?” ELE QUER TESTAR: Aptidão para ouvir e transmitir feedback.
COMO AGIR: “Se você já passou por avaliações do tipo 360o, fi ca mais fácil saber o que chefes e colegas pensam”, diz Lucia, da Mariaca. “Senão, prove que você se preocupa em obter a opinião da equipe.”
ATENÇÃO: Ninguém vence sozinho. Exalte a importância de todos que trabalham com você.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Como você se vê daqui a cinco anos?”
ELE QUER TESTAR: Capacidade de enxergar e se planejar no longo prazo.
COMO AGIR: “Não há problema em abrir suas aspirações para o futuro, mas evite citar nomes de empresas (principalmente das concorrentes) e cargos específi cos”, diz Lucia, da Mariaca. ATENÇÃO: Passe a noção de que você está à procura de uma empresa com a qual possa estabelecer uma ligação duradoura.

QUANDO O HEADHUNTER DIZ: “Qual é seu maior arrependimento na carreira?”
ELE QUER TESTAR: Capacidade de compartilhar aprendizados de experiências, até mesmo as decepcionantes.
COMO AGIR: “Diga a verdade, mas também o que você teria feito de forma diferente se pudesse voltar no tempo e como tem aplicado esse aprendizado em outras situações”, diz Rodrigo Araújo, da Korn/Ferry.
ATENÇÃO: Não se faça de vítima, alegando que as circunstâncias da época eram injustas, por mais que fossem.

Fonte: Vocesa

NET tem 130 vagas para áreas técnica e comercial

Postado em: 18/08/2009

A NET, empresa de multiserviços via cabo, contrata 130 profissionais para atuar nas áreas técnica e comercial em São Paulo. Portadores de deficiência também podem concorrer. Os cargos são os seguintes:
Área técnica: Técnico de campo e Auxiliar técnico.
Área Comercial: Vendedor Externo e Operador de Televendas.
Os cargos técnicos exigem curso em Telecomunicações, Eletrônica, Elétrica ou Mecatrônica, completo ou cursando, e carteira de habilitação do tipo B.
A empresa oferece vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio-creche, descontos nos produtos e serviços da empresa e participação nos resultados.

Os currículos para a área técnica devem ser enviados para recrutamentok@voxsolution.com.br
Para a área comercial, o endereço é selecao@dimensaorh.com.br.

12 mil vagas em SP

Postado em: 15/08/2009

O Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), administrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), vai dar início a partir de 17/08/2009 ( segunda-feira ) a um processo seletivo que visa preencher 12 mil oportunidades de emprego, a maioria delas voltada ao setor de serviços, seguida pela área comercial. Além disso, também existem chances (cerca de 1.500) para trabalhadores da construção civil e indústrias.

Há vagas em todas as regiões da capital paulista e também na Grande São Paulo, para candidatos de todos os níveis de escolaridade – sendo a metade delas (cerca de 6 mil) voltada a trabalhadores com o ensino médio completo (antigo 2º grau).

De acordo com Tadeu Morais, porta-voz do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, os empregadores dão preferência a candidatos que possuam fácil acesso aos locais de trabalho. “É importante que os trabalhadores procurem vagas de emprego na região em que residem, pois o deslocamento de casa não deve resultar em atrasos e estresse”, afirma.

Regiões – do total de vagas oferecidas, 30% estão concentradas na região sul, a que possui o maior número de empresas e edifícios. Merecem destaque as 20 vagas para o cargo de ajudante de eletricista (R$ 768); 11 para auxiliar de administração (com remuneração entre R$ 525 e R$ 900); 18 para auxiliar de manutenção predial (salários entre R$ 500 e R$ 1 mil); 10 para encanador (R$ 917) e 20 para mecânico de ar-condicionado (R$ 1 mil).
A região Norte teve seu número de oportunidades aumentado devido aos novos hipermercados e supermercados que serão inaugurados brevemente. Ao todo são 144 chances para o cargo de operador de hipermercados, com salário de R$ 665. Neste caso, não é exigida experiência.
Na região Oeste, por sua vez, destacam-se 10 vagas para mecânicos de motor a diesel (R$ 800); 25 para porteiros (R$ 650); 15 para vigilantes (R$ 885,39) e cinco para operadores de câmera de vídeo (R$ 1 mil).
Quem reside na região Leste tem à sua disposição 751 oportunidades de emprego, entre as quais estão 20 para açougueiros (R$ 770), 17 para costureiras (com salários entre R$ 716 e R$ 850) e nove para motoristas de caminhão (R$ 856).
Já na região Central de São Paulo existem 283 chances para operadores de telemarketing, sendo 80 voltadas a pessoas sem experiência na função. Os salários podem chegar a R$ 600. Também destacam-se 31 oportunidades para auxiliares de cobrança (R$ 600), 10 para manobristas (R$ 1.200) e outras 10 para armadores de ferragens da construção civil (R$ 917,40).
O CST reúne, ainda, 1.774 oportunidades que aceitam candidatos de todas as regiões de São Paulo, além de 1 mil vagas para quem vive na Grande São Paulo, sendo 300 apenas para o ABCD.
Serviço – Os interessados devem comparecer, a partir desta segunda-feira, dia 17, munidos de carteira profissional, RG, certificado de escolaridade e currículo, a um dos seguintes postos de atendimento:
- Zona central / Liberdade: rua Galvão Bueno, 782;
- Zona sul/ Santo Amaro: rua Barão do Rio Branco, 864.
Vale lembrar que o atendimento a candidatos é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Fonte: Jcconcursos

Como perder seu emprego pelo Facebook

Postado em: 15/08/2009

Quem nunca deu uma gafe por e-mail, MSN ou rede social, que atire a primeira pedra.

Mas se você é amigo do seu chefe no Facebook, pense duas vezes antes de falar – ou melhor, escrever – o que lhe vier à telha. As conseqüências de uma escorregada podem ir além da humilhação pública: você pode acabar demitido.


O que aconteceu com a descuidada autora da mensagem acima, publicada no blog Geeklogie. A dita cuja – que teve a identidade devidamente censurada por borrões – resolveu descontar a frustração com o trabalho no Facebook.

Ela diz mais ou menos assim (censuramos as partes impróprias na tradução): “OH, MEU DEUS, EU ODEIO MEU TRABALHO!!! Meu chefe é um idiota pervertido que vive me pedindo para fazer m*** só para me irritar!! IDIOTA!”.

A moçoila soltou o verbo, e a resposta veio à altura. O chefe em pessoa respondeu à mensagem e não economizou no palavreado... Vai aí a resposta:

“Olá, ***, acho que você esqueceu que me adicionou aqui. Em primeiro lugar, pare de se achar. Em segundo lugar, você trabalha aqui há 5 meses e não percebeu que sou gay? Não ando pelo escritório feito uma rainha, mas também não é exatamente um segredo. Em terceiro lugar, essa m*** é o seu trabalho, sabe, aquele que eu a pago para fazer. Mas o fato de que você é capaz de estragar as tarefas mais simples pode contribuir para a forma como você se sente em relação a ele. E por fim, você também parece ter esquecido que você tem apenas mais duas semanas para terminar seu período de experiência de seis meses. Não se incomode em aparecer amanhã. Vou mandar sua demissão pelo correio e você pode vir quando quiser para pegar qualquer coisa que tenha deixado aqui. E sim, estou falando sério.”

Polícia Civil de SP prorroga inscrição para 887 vagas de investigador

Postado em: 15/08/2009

A Polícia Civil de São Paulo prorrogou até o dia 21 o prazo de inscrições do concurso público com 887 vagas na carreira de investigador de polícia de 4ª classe (com 44 cargos reservados aos deficientes). É preciso ter nível superior -- o último concurso, em 2008, pediu ensino médio --, a remuneração é de R$ 2.182,52.

Os postos são para 61 regiões do Estado -- não há cargos na capital: veja as vagas por Seccional de Polícia no anexo 1 do edital.

Para participar é preciso, ainda, ter no mínimo 18 anos de idade; não registrar antecedentes criminais; estar em dia com o serviço militar, no casos dos homens; e ser habilitado para dirigir veículo.

A inscrição tem de ser feita no site do banco Nossa Caixa, até as 16h do dia 21 de agosto (horário oficial de Brasília). A taxa é de R$ 52,31 e tem de ser paga até o dia 21 -- e não até o dia 14, como publicado anteriormente. Na inscrição, o candidato deverá escolher a região (Seccional de Polícia) para a qual deseja concorrer.

O concurso será realizado em três fases: prova preambular, com questões objetivas de múltipla escolha; prova escrita, com dissertação e questões objetivas (discursivas); e prova oral. Haverá ainda testes de aptidão psciológica e física (não eliminatórios e não classificatórios) e avaliação de títulos (classificatória). As disciplinas cobradas são as de: língua portuguesa, noções de direito, noções de criminologia, atualidades, lógica e informática.

Segundo a Polícia Civil, todos os admitidos ficarão quase um ano na academia (curso de formação) e farão dois anos de plantão nos distritos -- ou seja, não irá trabalhar em departamentos específicos da Polícia Civil.

Quer mudar de emprego? Você sabe a hora certa para tomar essa decisão?

Postado em: 13/08/2009

Você trabalha há anos na mesma empresa, mas a situação é sempre a mesma: o mesmo tipo de trabalho, o mesmo salário, o mesmo chefe que não enxerga o que você realiza. Você pode se conformar com a situação ou iniciar um processo de busca por uma nova vaga. Veja como.

O primeiro passo é distribuir currículos. Selecione empresas que interessam a você e elabore um currículo inteligente. Faça contatos, converse com pessoas da sua área que trabalhem em empresas do mesmo ramo.

O networking (círculo de contatos pessoais e profissionais de uma pessoa) é muito importante nos tempos atuais. Esteja atento às vagas que estão sendo abertas e não perca oportunidades. Mas seja prudente também: não se atire de cabeça na primeira oferta, pondere; avalie os prós e contras e só então decida.

Buscar uma nova vaga estando empregado pode ser uma experiência gratificante, mesmo porque você não perde nada, ou melhor, só tem a ganhar.

Programa de Estágio Siemens

Postado em 11/08/2009

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Siemens.

São vagas para as áreas de administração, ciência da computação, contabilidade, engenharia, economia, etc., para atuar nas cidades de Jundiaí-SP e São Paulo-SP.

A carga horário varia de 88 a 132 horas mensais, sendo que a bolsa-auxílio varia de igual forma, de R$ 880 a R$ 1,3 mil.

Exigências: inglês intermediário e bons conhecimento de informática.

O estagiário terá direito a seguro de vida, saúde e odontológico; vale transporte; trinta dias de recesso remunerados.

Fases da Seleção: triagem, teste de inglês, dinâmica de grupo, painel e entrevista final (gestor da área).

Para se inscrever, acesse o site www.siemens.com.br/talentos.

Programa de Trainee Bosch (11 vagas – salário de R$ 4,1 mil)

Postado em: 08/08/2009

São oferecidas no momento onze vagas de trainee para atuação em Campinas (interior de São Paulo), em uma das fábricas da Bosch.

O salário inicial é de R$ 4,1 mil.


Exigência: formação superior (ou estar cursando último ano), dos seguintes cursos de graduação: administração, engenharia elétrica/eletrônica, engenharia mecânica/mecatrônica, engenharia de produção ou administração com ênfase em logística ou comércio exterior.

O candidato também precisa ser fluente em inglês.
A duração do Programa de Trainee Bosch é de 2 anos, em que o trainee trabalhará em várias áreas da empresa, e pode inclusive passar um período no exterior.


Fases da Seleção: teste de inglês, lógica, conhecimentos gerais, dinâmica de grupo, painel e entrevista final.


As inscrições podem ser feitas pelo site www.bosch.com.br.

O que você diz na internet pode te prejudicar no emprego

Postado em 07/08/2009

NOVA YORK (Reuters) - As pessoas preocupadas com suas carreiras deveriam tomar cuidado especial quanto ao que postam na internet durante uma recessão, dizem conselheiros de emprego.

Facebook, Twitter, YouTube, blogs e outros veículos oferecem inúmeras oportunidades de sabotar a busca de um emprego ou promoção, em uma época na qual os empregadores podem ser especialmente seletivos.

"Com a mídia social, é possível ser fútil, tedioso e irritante com freqüência alarmante," alertou Patrícia Vaccarino, proprietária de uma empresa de relações públicas em Seattle, em um boletim distribuído aos seus clientes.

Vaccarino afirmou que muitos de seus contatos no Facebook escrevem "posts detalhados sobre suas colonoscopias, dentes arrancados, cachorros mortos, flatulência, acne adulta, problemas conjugais, problemas de doença mental e de alcoolismo".

Se esse tipo de informação incomoda até os amigos, acrescentou Vaccarino, imagine a impressão que pode causar a um potencial empregador.

Kurt Weyerhauser, especialista em recrutamento de executivos na Kensington Stone, de Los Angeles, disse que um departamento de recursos humanos "encontrou on-line uma foto de um candidato a emprego fumando o que parecia ser maconha, e em outro caso uma empresa encontrou diversas piadas de mau gosto sobre questões de sexo e raça postadas por um candidato".

Weyerhauser afirma que esse tipo de mancada pode impedir uma contratação, por mais capacitado que o trabalhador esteja para executar as funções básicas do posto.

Contratar pessoas com esse tipo de histórico público online pode até colocar as empresas em risco judicial.

"Se esse funcionário um dia tiver problemas causados por abuso de drogas ou reclamações de assédio vindas de colegas, a empresa poderia ser considerada responsável judicialmente," ele disse à Reuters.

Em alguns Estados dos Estados Unidos, contratar ou promover pessoas que usem drogas ou adotem atitudes racistas e sexistas pode "constituir negligência legal em termos de contratação ou retenção de funcionários," segundo Weyerhauser.

Fonte: Uol

LIVRO: PEGADINHAS DE CONCURSOS

LIVRO: PEGADINHAS DE CONCURSOS


Tamanho: 207 kb - Formato: PDF

Vaga Coordenador de T.I

Postado em: 02/08/2009

Empresa no segmento jurídico contrata:
COORDENADOR DE TI

ATRIBUIÇÕES
Levantar as necessidades dos usuários;
Gerenciar projetos de infraestrutura de dados e telefonia;
Instalação e configuração de equipamentos;
Administrar a rede de computadores e sistemas implantados;
Estabelecer critérios e normas de segurança física e tecnológica de instalações, equipamentos e dados processados;
Analisar ou desenvolver sistemas banco de dados;
Monitorar o acesso de usuários a intranet, servidor de e-mail e internet;
Administrar a liberação ou bloqueio de ligações telefônicas;
Coordenar a cotação para manutenção e aquisição de equipamentos, serviços e manutenções de ti ou telecomunicações;
Instalar softwares de upgrade e fazer outras adaptações para melhorar o desempenho dos equipamentos.
Efetuar back-ups e realizar a manutenção do site.

REQUISITOS: Superior completo na área de TI; Desejável experiência pregressa na área.

Os interessados deverão encaminhar um currículo para curriculoideal@yahoo.com.br com o assunto CTI CI

10 maneiras para se proteger das fofocas no trabalho

Postado em: 30/07/2009

Muitos conflitos organizacionais ocorrem, na maioria das vezes, a partir de pequenos comentários que as pessoas fazem. E quando esses boatos começam a percorrer os corredores da empresa, geralmente causam desconforto e isso pode culminar nas conhecidas fofocas, que por sinal, são primas em primeiro grau dos conflitos. Por isso, não custa se proteger. Evite completamente a dar margens a determinados comentários que em nada acrescentam valor ao seu desenvolvimento. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ser usadas no dia-a-dia e tornar o clima organizacional saudável.

1 - Ao ouvir um boato no ambiente de trabalho não repasse adiante. Se o assunto o deixou preocupado, converse com seu gestor ou mesmo com um dos profissionais que atuam na área de RH.

2 - Se no momento do cafezinho, algum comentário inconveniente surgir a melhor alternativa é sair discretamente e não dar "mangas" para que o assunto se estenda.

3 - Caso alguém o procure para saber se uma "fofoca" tem fundamento, responda serenamente que você não tem conhecimento sobre o assunto e logo "puxe" outro assunto para conversar.

4 - Ao participar de alguma conversa, tome cuidado para não dar início a um boato sobre um colega de trabalho ou mesmo em relação a algum assunto relacionado à empresa. Lembre-se que fofocas causam estragos e você também pode ser prejudicado, já que contribuiu para o "disse me disse".

5 - Evite piadas que envolvam colegas de trabalho, pois geralmente isso pode abalar o convívio harmônico dos membros da equipe.

6 - Nunca faça comentários sobre a vida pessoal de terceiros. Respeite a diversidade e se foque nos seus assuntos.

7 - Caso você precise desabafar algum problema seu, escolha uma pessoa em quem você confia, bem como o local e o horário adequados.

8 - Sempre há o que fazer em uma organização. Se o seu tempo parece vago, aproveite o momento para o seu desenvolvimento.

9 - À empresa também cabe a responsabilidade de combater a fofoca. A "vacina" nesse caso é adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz.

10 - Se você é gestor e percebeu que algum boato percorre entre os membros de sua equipe, averigúe o que está ocorrendo. Para isso, uma conversa individual e totalmente discreta com os subordinados pode evitar problemas futuros.

Fonte: Rh.com

Como calcular a rescisão trabalhista

Postado em: 27/07/2009

Há duas maneiras de se encerrar um contrato de trabalho. A chamada demissão pode ocorrer por iniciativa do empregado (a pedido), ou por iniciativa do empregador. Neste segundo caso, ela pode acontecer por justa causa, ou seja, quando o empregador tem um motivo previsto em lei para efetuar o desligamento do funcionário; ou sem justa causa, quando o motivo não está previsto em lei.

Se um trabalhador pedir demissão, ele terá direito às seguintes verbas rescisórias:

- saldo de salários, ou seja, os dias que trabalhou e que tem a receber;
- décimo terceiro salário proporcional aos meses que trabalhou;
- férias proporcionais aos meses que trabalhou;
- 1/3 de férias calculado sobre o valor das férias proporcionais;
- aviso prévio, caso ele trabalhe o mês do aviso. O empregado deverá avisar seu empregador com antecedência mínima de 30 dias. Ele não precisa trabalhar estes 30 dias, mas, se optar por não trabalhar, poderá ter seu salário descontado.

Importante ressaltar que ao pedir demissão o trabalhador perde o direito sacar seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os valores depositados na conta vinculada do trabalhador continuam rendendo juros e correção monetária, mas só poderão ser sacados quando a situação se enquadrar às regras do fundo.

Demissão sem justa causa

Se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele terá direito às seguintes verbas rescisórias:

- saldo de salários;
- aviso prévio no valor de sua última remuneração;
- décimo terceiro salário proporcional;
- férias proporcionais;
- 1/3 de férias;
- saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal;
- Indenização de 40%, calculada sobre o total dos depósitos realizados na conta do FGTS durante o contrato de trabalho, devidamente corrigido, inclusive sobre os depósitos sacados durante a vigência do contrato;
- seguro desemprego, se o funcionário tiver trabalhado por, no mínimo, seis meses.

Ao ser demitido sem justa causa, o empregador deverá avisar o trabalhador com, no mínimo, 30 dias de antecedência. É o chamado aviso prévio. Ao conceder esse aviso, o empregador poderá indeniza-lo, não exigindo que o trabalhador cumpra o serviço nestes dias. Caso queira que o trabalhador cumpra o serviço neste período, o empregado pode optar por reduzir em duas horas suas jornada de trabalho diária ou ficar os últimos sete dias corridos sem trabalhar. O aviso prévio tem por finalidade garantir ao empregado a possibilidade de obter novo emprego.


Demissão por justa causa

É considerada justa causa para demissão quando o empregado comete algum ato faltoso que faz desaparecer a confiança e a boa-fé entre as partes, tornando necessário o encerramento da relação empregatícia.

Estes atos faltosos que justificam a demissão por justa causa podem se referir às obrigações contratuais ou à conduta pessoal do empregado e estão previstos no artigo 482 da CLT. Neste caso, o empregador não pode demitir sem especificar a falta cometida.

Na demissão por justa causa, o empregado deve receber o saldo de salário e as férias vencidas com acréscimo de 1/3 referente ao abono constitucional, caso tenha mais de um ano de empresa.

Perde, portanto, o direito ao saque do FGTS e ao décimo terceiro salário proporcional.

AmBev recebe inscrições para Programa Trainee 2010

Postado em: 23/07/2009

As inscrições para o Programa Trainee 2010 da AmBev estão abertas até o dia 07 de setembro. O objetivo da seleção é recrutar jovens talentos para atuar em todas as áreas da companhia. Não há limite de vagas e o treinamento dura dez meses. Aprovados no processo seletivo, os trainees tornam-se automaticamente funcionários.

Estudantes de todo o país, formados desde dezembro de 2007 ou cursando o último ano dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia ( todas), Estatística, Física, Marketing, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação, podem se inscrever

Entre os critérios analisados, segundo a empresa, estão habilidade para negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, e inglês fluente.

O processo seletivo tem diversas etapas eliminatórias. Após o término das inscrições, os candidatos passarão por um teste online de português, inglês e raciocínio lógico; dinâmicas de grupo - que ocorrerão por todo o país; entrevistas individuais com a área de Gente da AmBev; painel de negócios, no qual desenvolverão um case; provas presenciais de inglês e de raciocínio lógico; entrevistas finais com presidente e diretores da companhia. A companhia oferece benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte e 14º salário, entre outros.

Inscriçõe site www.traineeambev.com.br
Prazo: 7 de setembro

Fonte: Canalexecutivo

APOSTILA DE REDAÇÃO OFICIAL COMPLETA

Postado em: 21/07/2009

Apostila de redação oficial completa, não só para quem vai prestar concursos públicos mas também para aquelas pessoas que tem ou pretedem exercer um emprego mais formal. Disponível para download gratuito no menu cursos acima ou no link http://www.curriculoideal.blogspot.com/search/label/cursos

Bons estudos.

Conheça as 25 melhores empresas da América Latina para trabalhar.

Postado em: 20/07/2009

A consultoria internacional Great Place to Work divulgou, na terça-feira (16), o ranking das melhores empresas para se trabalhar da América Latina. Dentre as 25 primeiras, o Brasil possui quatro empresas, sendo que a melhor colocada está na segunda posição.

Segundo o presidente do Great Place to Work, José Tolovi Jr., o Brasil teve uma participação importante na edição 2008/09 da pesquisa. "Entre as empresas instaladas no País e que estão entre as melhores da América Latina, é nítido o crescente investimento na melhoria do ambiente de trabalho e na gestão de pessoas. Na prática, observamos que as empresas têm convicção de que investir em pessoas é a forma mais segura de obter melhores resultados de negócios".

A pesquisa, que é realizada desde 2004 com base na avaliação de satisfação dos colaboradores, foi feita com 1,3 mil empresas que atuam em 18 países da América Latina, as quais empregam mais de 2 milhões de colaboradores.

Top 25

Confira abaixo a lista das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina, segundo as dimensões Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem:


1 - JW Marriott Lima, Peru
2 - Chemtech, Brasil
3 - DHL, Bolívia
4 -Boehringer Ingelheim, Venezuela
5 -Otecel SA, Equador
6 - easing Bancolombia SA, Colômbia
7 - IBM Del Perú, Peru
8 -BancoEstado MicroEmpresa SA, Chile
9 -Diageo Colombia SA, Colômbia
10 - Asesoria Seguridad y Vigilancia Asevig Cia Ltda, Equador
11 - Transbank SA, Chile
12 - Caterpillar, Brasil
13 - Coca Cola de Chile, Chile
14 - FedEX Express en Centroamérica, Central América
15 - SAP Sucursal Perú, Peru
16 - FedEX, Chile
17 - Microsoft Perú, Peru
18 - Christus Muguerza Sur, Mexico
19 - Cadbury Adams Colombia SA, Colômbia
20 - Telefónica Movistar, Uruguai
21 - Novo Nordisk Pharma Argentina, Argentina
22 - Federal Express México, México
23 - Microsoft, Brasil
24 - Accor, Brasil
25 - Whirlpool México, México

Fonte: Uol

O que o empregador pode e não pode exigir durante uma seleção

Postado em: 15/07/2009

Uma das dúvidas dos trabalhadores ao serem selecionados para um novo empregoé a respeito da documentação exigida pelo empregador na hora da contratação.Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), independente da função quevá assumir, o futuro empregado deve apresentar a Carteira de Trabalho ePrevidência Social (CTPS), a cédula de identidade, o Cadastro de Pessoa Física(CPF), o título de eleitor e o certificado de reservista.

Se o trabalhador possuir filhos, deverá apresentar, para recebimento do salário-família,a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos ou de maioresincapazes, a declaração da escola em que o menor estuda e a carteira de vacinaçãopara os menores de seis anos.

Quanto aos documentos que não podem ser exigidos, o MTE ressalta a proibição,contida na Lei nº 9029/95, da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativapara efeito de acesso à relação de emprego ou a manutenção dela, por motivo desexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.

Isso quer dizer, por exemplo, que é vedada a exigência de comprovação deexperiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade; decertidão atestando que o trabalhador não possui processo trabalhista ajuizado (certidãonegativa trabalhista); de certidão negativa do Serasa, do Serviço de Proteção aoCrédito (SPC) e assemelhados ou dos cartórios de protestos; e de informaçõessobre antecedentes criminais, tais como certidão negativa criminal ou “folhacorrida”.

Já o exame admissional, previsto no artigo nº 168, da Consolidação das Leis doTrabalho (CLT), é obrigatório e faz parte do Programa de Controle Médico de SaúdeOcupacional. Por meio dele, o médico, especializado em Medicina do Trabalho,atesta se o potencial funcionário de uma determinada empresa está apto a assumirsuas funções.

É importante lembrar que não são permitidos testes de gravidez, de esterilização eexame de HIV (AIDS), pois constituem prática discriminatória. A determinaçãoconta com apoio, em especial, do Conselho Federal de Medicina, por meio daresolução 1359, de 1992.

O MTE informa que qualquer pessoa que estiver participando de um processo deseleção no qual são exigidos documentos não previstos na lei pode fazer umadenúncia em uma Comissão Regional de Igualdade e Oportunidades de Gênero,Raça, Etnia e Pessoas com Deficiência e Combate à Discriminação. Estas unidadesestão presentes nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego (SRTs) de todo o Brasil.

Três passos para conquistar um emprego

Postado em: 02/07/2009

Para você que está trabalhando atualmente e por algum motivo não está satisfeito, seguem três passos que ajudarão você a conquistar o seu lugar. São eles:

1) Acredite em você: Um bom currículo, falar um segundo idioma, cursar uma boa faculdade são importantes? Claro que sim. Mas auto-estima e atitude são muito mais.
Entrevisto centenas de candidatos por ano e posso afirmar, o que faz a diferença para o entrevistador, o principal fator para o desempate, é a atitude. E você só consegue ter uma boa atitude se acreditar em você, se achar que é capaz, que pode.

2) Pensar grande: Preste bem atenção nisso. Pensamento gera sentimento, que gera comportamento, que gera resultado. Ou seja, pensamento bom, resultado bom.
Para você conseguir um bom emprego é fundamental pintar em seu cérebro um quadro mental com essa imagem. Imagine-se lá no novo trabalho, imagine-se recebendo um ótimo salário, imagine-se sendo reconhecido, etc. Faça isso três vezes por dia pelo menos em um rápido momento de relaxamento. As forças mentais começarão a trabalhar a seu favor.

3) Cultivar bons relacionamentos: O volume de currículos que uma boa empresa recebe é muito grande e as chances para se conseguir uma oportunidade são pequenas.
A melhor forma de conseguir mudar é por meio de indicações. Por isso, procure se relacionar e manter contato com gente inteligente e influente, as boas oportunidades estão aí à sua espera.

Lembre-se sempre, o mundo dos negócios está cheio de oportunidades, a economia está crescendo e praticamente todas as empresas têm oportunidades de trabalho. Apesar de existir um monte de desempregados por aí, existem também vários empregos à disposição para gente boa que quer trabalhar e vencer na vida.

Se você é bom e não estão lhe dando o devido valor, busque um lugar onde será valorizado e feliz. E se você encontrar de fato um lugar onde ame trabalhar, então nunca mais terá de trabalhar na vida, pois isso deixará de ser trabalho e passará a ser um grande prazer.

Boa sorte e sucesso!

César Frazão é f ormado em Administração de Recursos Humanos, possui especialização em Treinamento de Vendedores para Mercados Competitivos na Bell South (Atlanta/EUA) e especialização em Formação de Instrutores de Treinamento nas USP. Autor de vários livros, entre eles o lançamento Minutos de Motivação e Vendas e Representantes e Empresas.

Vídeo-Aulas de Conhecimentos Bancários e de Mercado

Excelente material para quem irá prestar o concurso Banco do Brasil 2010, e outros. Faça o download e comece já a se preparar.
AULA 1
Fonte: Painel dos concursos

Dicas para UM DIA ANTES DA PROVA

Postado em: 01/07/2009

Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.

Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.

Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.

Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares e concursos são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.

Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

Confira tambem em nosso arquivos-> Dicas para O DIA DA PROVA postado em 09/06/2008

Perfil de candidato que se da bem em uma dinâmica de grupo

Postado em: 30/06/2009

Veja quem é o candidato que os avaliadores procuram - em todos os tipos de dinâmica:

Aquele que é seguro de si, que possui valores, metas e idéias condizentes com as da empresa;
Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes;
Desempenha sua tarefa com o uso do raciocínio, planejando e executando o trabalho de forma organizada, expondo suas idéias com fundamento;
Aceita os demais membros, promovendo-os também para o sucesso e êxito em seu desempenho.

Veja também em nossos arquivos-> O perfil das pessoas excluídas nessa parte do processo, postado em 16/06/2009

Ação trabalhista tem prazo para entrada na Justiça. Fique atento!

Postado em: 29/06/2009

Trabalhador que pretende entrar com ação na Justiça do Trabalho para reclamar direitos desrespeitados pelo empregador deve estar atento aos prazos que a legislação determina para este tipo de demanda.

Segundo as leis brasileiras, o trabalhador tem até dois anos, contados a partir do término do contrato de trabalho, incluindo o período de aviso prévio, para requerer os direitos na Justiça.

Isso quer dizer, por exemplo, que um trabalhador que deixou o emprego em junho de 2008 (independentemente de ter pedido demissão ou ter sido demitido) tem até junho de 2010 para entrar com a ação. Após este período, a reclamação é considerada prescrita e, mesmo que o trabalhador faça jus ao direito reclamado, este direito não lhe será concedido pela Justiça.

A legislação determina também que o trabalhador pode reclamar seus direitos apenas referentes aos últimos cinco anos retroativos à entrada da ação na Justiça.

Desta forma, o mesmo trabalhador que deixou o emprego em junho de 2008, caso entre com uma ação na Justiça em junho de 2010, ou seja, no prazo máximo permitido, poderá pleitear apenas os direitos referentes ao período entre junho de 2005 e junho de 2008, mesmo que tenha trabalhado por 20 anos na referida empresa.

Neste caso, em relação aos outros 17 anos trabalhados (período de 1988 a junho de 2005), considera-se que o direito está prescrito e não pode mais ser pleiteado.

Por isso, o trabalhador que se sentir prejudicado pelo empregador em relação a seus direitos deve procurar o mais rápido possível o Sindicato que representa a sua categoria profissional ou um advogado trabalhista, os quais poderão orientá-lo sobre a melhor forma de agir.

Fonte: Meusalário

STJ impede nomeação de candidato a agente penitenciário

Postado em: 28/06/2009

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu impedir a nomeação e posse do candidato ao cargo de agente penitenciário que havia sido reprovado no exame psicotécnico, quarta fase do concurso da Polícia Civil de 2006.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o candidato havia pleiteado liminar para prosseguir no concurso. Mas o presidente do STJ, ministro César Asfor Rocha, suspendeu em parte a liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Teresina (PI).

Segundo o ministro, é "inconcebível que um cidadão, cuja aptidão psicológica ainda esteja sendo avaliada, seja nomeado e perceba remuneração do Estado".

A informação foi divulgada pela Coordenadoria de Editoria e Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: Correioweb

Orientações para a entrevista de emprego

Postado em: 27/06/2009

  • Preocupar-se com a aparência.
  • Tanto homens quanto mulheres devem estar com cabelos arrumados, roupas limpas e discretas, optando por cores claras.
  • Mulheres: devem evitar excesso de maquiagem e acessórios, roupas curtas, coladas e decotes.
  • Homens: devem fazer a barba, evitar camiseta cavada, bermuda e boné.
  • Ao receber ligações de uma empresa convidando-o para uma entrevista de emprego, o candidato deve ser educado e demonstrar interesse pela oportunidade, confirmando o local da entrevista e o horário.
  • Chegar ao local de entrevista com 30 minutos de antecedência, para ter tempo de ir ao banheiro, beber água e controlar a ansiedade. O candidato pode também aproveitar esse tempo para observar o clima e as pessoas da empresa.
  • Ao iniciar a entrevista o candidato deve cumprimentar o entrevistador com educação e aguardar as perguntas.
  • O candidato deve evitar falar alto ou baixo, rápido ou devagar, sempre usando o bom senso, evitar gírias, excesso de gestos e possuir boa postura enquanto estiver sentado na cadeira.
  • Ao final da entrevista o candidato deve despedir-se educadamente do entrevistador e demonstrar que está interessado em ocupar o cargo.

    Fonte: Sine/MG

Assembléia Legislativa de SP recebe projeto que prevê 80 mil vagas para professor

Postado em: 25/06/2009

Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu do governo do estado um complemento para o Projeto de Lei 20/2009, que determina ampliação das 50 mil vagas iniciais para 80 mil novas oportunidades para a função de professor. O projeto ainda precisa ser aprovado pela casa Legislativa para o lançamento do edital.

Além da criação das 80 mil vagas, a secretaria pretende lançar outro concurso com10 mil vagas para professores, possivelmente ainda este ano. Porém, os temporários que entraram antes de 2007 ganharam estabilidade após aprovação de lei estadual. A medida do governo pretende acelerar a redução do número de professores temporários.

Depois de aprovados no concurso, os docentes passarão por curso de capacitação, oferecido pela Escola de Formação de Professores do Estado. Serão 360 horas de aulas com atividades em classe e práticas escolares. Durante os quarto meses de curso, os candidatos a professor vão receber 75% do salário inicial da categoria.

Fonte: Correioweb

Pesquisa revela que empresas preferem contratar os não fumantes

Postado em: 24/06/2009

Além de preservar a saúde e de reduzir os gastos no fim do mês, ficar longe do cigarro pode trazer outra vantagem: a simpatia do empregador quando se está disputando uma vaga de trabalho. Pesquisa feita pela empresa recrutadora Catho Online com 16.207 entrevistas revela que 83,2% dos presidentes e diretores de empresas têm restrições em contratar fumantes. "É uma opção muito razoável", garante a diretora do Ambulatório de Tabagismo do Incor-USP (Instituto do Coração da Universidade de São Paulo), Jaqueline Sholz Issa.

A médica observa que, ao fazer a opção por um profissional que não fuma, o empregador evita o absenteísmo, as frequentes interrupções que ocorrem quando o funcionário sai para fumar. "Sem falar na redução do constrangimento de o funcionário acender um cigarro em um local fechado, proibido." A expressiva rejeição dos empregadores é crescente. Em 2003, 44% dos presidentes e diretores de empresas diziam ter objeções em contratar fumantes. O resultado desse comportamento é evidente: ao longo dos anos, o número de funcionários que fumam diminuiu.

A pesquisa mostra que, neste ano, 11,9% dos empregados entrevistados mantêm o vício. Um número bem menor do que o registrado em 1997, quando 19,7% fumavam. Segundo o trabalho, quanto maior a empresa, mais duras as regras com relação ao cigarro. Nas que faturam menos de US$ 15 milhões anuais, 75% dos funcionários não têm permissão para fumar. Nas companhias que faturam mais de R$ 100 milhões, o porcentual sobe para 79,5%. As multinacionais também têm restrição maior: 79,8% dos empregados não podem fumar na empresa, enquanto nas companhias nacionais esse índice é de é de 76,1%.

A pesquisa mostra, no entanto, que, apesar de diretores e presidentes não permitirem a contratação de funcionários fumantes, muitas vezes eles próprios mantêm esse hábito. De acordo com o trabalho, 18,5% dos fumantes das empresas estão entre presidentes, gerentes ou cargo equivalente. Em segundo lugar, vêm consultores independentes, com 17,7%. Estagiários são os que têm maior restrição: respondem por 7,7%.

Os reflexos do cerco contra o fumante são sentidos nos serviços de controle ao tabagismo. Jaqueline diz que, no ambulatório que dirige, o primeiro motivo para tentar parar de fumar é a melhoria das condições de saúde. Em segundo, a aceitação social. "Fumantes começam a se queixar até de dificuldades para arrumar namorado." Em sua avaliação, tais restrições devem ser consideradas como um avanço. "Não é preconceito. É a redução da tolerância com razões muito bem definidas. E o principal: beneficia o fumante. Diante do cerco, há mais razões para ele pensar em tentar abandonar o cigarro."

Fonte: Uol

Fofoca em ambiente de trabalho tem benefícios

Postado em: 23/06/2009

Pesquisadores de Boston e de Chicago, nos Estados Unidos, afirmam que a fofoca em ambiente de trabalho pode promover a união entre os funcionários e auxiliar na produtividade do profissional.

Jack Levin, que estuda o tema na Universidade de Boston, declarou ao Chicago Tribune que o boato nem sempre aborda informações destrutivas.

As pessoas falam de promoção, gravidez e outros assuntos positivos tanto quanto falam sobre os erros de seus colegas de trabalho.

Levin também disse que a fofoca cria alianças que mantém os funcionários mais próximos uns dos outros e que fornece a chave da informação para o êxito.

Ron Burt, professor da Universidade de Chicago, afirma que a fofoca também encoraja os preguiçosos a encontrarem o ritmo ideal de trabalho.

Se os rumores indicam falta de dedicação de um profissional ou sua baixa produtividade, ele começa a fazer horas extras para provar o contrário.

“Ninguém quer estar no fim da lista”, afirmou Burt. “Se isso significar trabalhar mais horas ou nos finais de semana, então sua reputação reflete isso, o que é feito para se adequar a determinada estrutura social”.

Concursos - Avaliação Física - Erros e Acertos

Postado em: 22/06/2009

-Leia atentamente o edital. Assim, você saberá se, para seu cargo, haverá avaliação física e quais exercícios serão solicitados;

- Procure um médico para saber se você tem condições de realizar as provas demandadas no concurso;

- Prepare-se para a avaliação o quanto antes, treinando exatamente os exercícios descritos no edital - sempre com a ajuda de um profissional;

- Antes de seguir para o local do exame, alimente-se corretamente e beba bastante líquido. Também é aconselhável levar uma garrafa d’água para hidratar-se durante o teste;

- Não esqueça de levar o atestado médico correto, ou seja, contendo exatamente o que requer o edital;

- Tente não ficar muito nervoso, pois, assim, sua performance provavelmente será melhor. “Na verdade, o candidato que se prepara desde o início tende a ficar mais seguro com seu desempenho e costuma se sair melhor no teste".

Dicas para o DIA DA PROVA

Postado em: 21/06/2009

Você que vai prestar concurso ou vestibular, fique atento!


*Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.

*Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivos no momento da prova.

*Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).

*Procure fazer a prova com calma e concentração.

*Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

*Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

*Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

*Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

BOA SORTE !!!

O curriculo ideal para fazer a diferença na crise

Postado em: 20/06/2009

Em época de crise, as empresas querem funcionários proativos, que tenham espírito empreendedor e que fazem acontecer. A porta de entrada para um candidato que está à procura de emprego mostrar que tem todos os requisitos citados é o currículo. Nessa hora, o mais importante é despertar o interesse de quem vai ler o documento. Por isso, fique atento às dicas de especialistas que precisam conviver diariamente com pilhas de currículos e que selecionar os melhores para entrevista.
Segundo a psicóloga e consultora da M M Assessoria e Consultoria Organizacional, Naitê Andreão Passos, existem fatores que podem destacar ou relegar seu currículo a pilha dos considerados desinteressantes. “Um dos fatores que abrirá portas para a fa se de entrevistas é reconhecer que o selecionador precisará analisar, assim como o seu, mais outros tantos currículos. Por isso, seja conciso e faça um currículo de, no máximo, duas páginas”, orientou.
A consultora destaca ainda que é necessário usar frases diretas, curtas, evitando adjetivos e não usar letras pequenas. Ela alerta também para o cuidado os erros de português, que podem destruir toda expectativa do candidato.

Fonte: Folha Academica

Empresa aérea pede a funcionários que trabalhem de graça

Postado em: 19/06/2009

A empresa aérea British Airways pediu aos funcionários que trabalhem de graça, por até um mês, para ajudar a companhia a sobreviver.

O diretor executivo da British Airways, Willie Walsh, já concordou em abrir mão de seu salário mensal de 61 mil libras (cerca de R$ 193 mil) no mês de julho.

O apelo foi enviado por e-mail a mais de 30 mil funcionários no Reino Unido, pedindo a eles que sejam voluntários para trabalhar de graça ou tirar licença sem vencimento num período que pode variar de uma semana a um mês.

O desconto no salário será feito em parcelas, de três a seis meses.No mês passado, a BA teve prejuízo anual recorde de 401 milhões de libras (cerca de R$ 1,273 bilhões). Em parte, por conta do alto preço do combustível e outros custos.

Walsh explicou que a iniciativa para cortar gastos é uma "luta pela sobrevivência". "Estou tentando que todas os setores da empresa tomem parte, de alguma maneira, nesta forma de economizar dinheiro para ajudar o plano de sobrevivência da companhia", disse ele.

Nas últimas semanas, a BA realizou reuniões de emergência com sindicatos trabalhistas na empresa, buscando maneiras de economizar dinheiro.

Você aceitaria?

Fonte: UOL

APOSTILA CONCURSO ANALISTA - RECEITA FEDERAL 2009

Postado em: 18/06/2009

Apostila Analista - Receita Federal 2009. Disponível para download no menu cursos acima.

Bons estudos.

Anotação desabonadora na Carteira Profissional pode gerar multa ao empregador

Postado em: 17/06/2009

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um bem do trabalhador e está protegida por lei. Desta forma, ao realizar anotações na CTPS de um empregado, o empregador deve se ater ao estritamente necessário, evitando anotações que possam prejudicar o empregado numa futura recolocação profissional.

Se o empregador fizer alguma anotação desabonadora (depreciadora, de caráter negativo) na CTPS de um empregado, ele estará cometendo um ato ilegal, ficando sujeito a multa pela Justiça do Trabalho.

Quem diz isso é o Artigo 29º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu parágrafo 4º: "É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social".

São consideradas anotações desabonadoras na CTPS os registros de faltas (sejam elas quantas forem), eventuais processos na Justiça do Trabalho (a menos que a anotação seja feita por uma determinação judicial), referências a atestados médicos ou condições de saúde do trabalhador, advertências, suspensões, dispensa por justa causa ou qualquer outro registro que possa prejudicar direta ou indiretamente o empregado.

Caso o empregador descumpra este artigo, ele será submetido ao pagamento de uma multa, conforme o Artigo 52° da CLT. Ainda, dependendo da gravidade da anotação realizada pelo empregador, como por exemplo no caso de o registro causar dano ou constrangimento ao empregado, este poderá entrar com um processo na Justiça contra o empregador por danos morais.

PROVA ANTERIOR CONCURSO PMMG 2007, PARA ESTUDO.

Postado em: 16/06/2009

Prova anterior concurso PMMG. Disponível para download no menu cursos acima.

Bons estudos.

Oito dicas para pedir um aumento salarial

Postado em: 16/06/2009

Por que hesitar?: É hora de negociar. Se você fez uma boa pesquisa, deve saber a expectativa média para a vaga e pode se posicionar favoravelmente num patamar.

A importância de pesquisar o mercado: Mostre ao entrevistador que sua pesquisa de mercado apresenta, por exemplo, um salário de R$ 6 mil mensais para a ocupação referida e que você acredita que sua experiência o qualifica para esta cifra. Provavelmente, você receberá uma contraproposta com um valor intermediário.

Reflita: Mesmo que o salário inicial seja exatamente o que você esperava, não é nenhum pecado parar e refletir um pouco. Isso mostra que você tem cérebro e a maioria dos empregadores respeita isso. Demonstra também que tipo de funcionário você será, ou seja, aquele que irá brigar pelas coisas que acredita e que está apto para defender o trabalho e a companhia no mercado.

Respostas apropriadas: Caso não queira dizer não nem sim à oferta de salário oferecida, você pode usar alguns subterfúgios. Uma resposta apropriada pode ser: "bem, é uma oferta generosa e acho que estou inclinado a aceitar, mas antes de tomar uma decisão, eu gostaria de saber..." Então você questiona sobre revisões salariais e o que está contido no pacote de benefícios. Se a conta compensa suas expectativas, diga que, baseado em suas pesquisas, você irá aceitar. Se você está incerto, pergunte se pode pensar na proposta por um dia e ligar para dar a resposta na primeira hora, pela manhã. Você demonstrou para o entrevistador que é maleável, instruído e ponderado. Isso é muito mais indicado do que ser impulsivo, dizer "OK" e se arrepender depois, achando que não ganha o que merece.

Aprenda com os vendedores: "Você já vendeu um carro?", pergunta Chapman. "Digamos que você quer R$ 18 mil por ele. O comprador aceita o preço e você acha que poderia ter falado um valor mais alto". Mas e se ele vem com uma contraproposta de R$ 17 mil? Você diz não: R$ 18 mil é seu valor final. Então, ele o compra por R$ 18 mil mesmo. "Em ambos os casos, você recebe os R$ 18 mil, mas em um você fica feliz e em outro, triste". Mesmo que sua negociação salarial no momento não lhe traga um incremento no valor que irá receber, você saberá que tentou.

Negocie o salário por último: Adie a conversa sobre valores até que o entrevistador tenha tido tempo de conhecê-lo melhor. Pessoas sempre supervalorizam coisas que querem muito e a companhia estourará o orçamento, seguramente, se quiser você.

Contorne o assunto: Quando um entrevistador iniciar o processo perguntando qual o salário que você quer. Você pode responder: "Podemos conversar sobre isso um pouco mais tarde ou quando eu souber um pouco mais sobre a vaga?". Ou então, o entrevistador pode dizer logo de cara o quanto pagará e perguntar o que você acha. Novamente, adie. Diga algo como: "Eu gostaria de saber mais sobre o trabalho antes de responder. Podemos continuar com a entrevista para eu ver onde me enquadro na média salarial para a posição?".

Encante o entrevistador: Usando a metáfora do carro novamente, pense que você está num test-drive de um modelo bem incrementado. Você não tinha planejado gastar muito, mas agora percebe que simplesmente não pode viver sem aqueles opcionais. Você aceita pagar mais pelo carro só para tê-los. Seu entrevistador pensa da mesma forma. Se você o impressiona durante a entrevista, ele provavelmente aceitará negociar um pouco mais para tê-lo na equipe.

Texto: AOL e Redação

5 dicas para não ser descartado em uma dinâmica de grupo

Postado em: 16/06/2009

A dinâmica de grupo é muito utilizada em seleções para uma determinadas vagas , confira agora o perfil das pessoas que geralmente são descartadas nessa parte do processo.

1-Demonstra comportamento arrogante;
2-Possui timidez demasiada, sem participação efetiva;
3-Finge comportamentos;
4-Boicota algum membro do grupo;
5-Busca destaque em excesso, não permitindo a participação dos demais membros.

Como começar a estudar

Postado em: 15/06/2009

Como começar. Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).

Mas, atenção! Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!

O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.

E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para agüentar mais uma maratona de estudo.

Fonte: Equipe Brasil Escola

Postagens populares

 
TOPO
©2008 Curriculo Ideal Por curriculoideal.blogspot.com